18 de junho de 2010

Saramago


Para hoje eu tinha preparado um post diferente mas devido a um acontecimento vou mudar um pouco. Hoje faleceu o grande escritor José Saramago e é destinado a ele este post.
Conheci as obras de José Saramago nas aulas de literatura portuguesa na faculdade, admito que de começo não me aprofundei e nem cheguei a ler algum livro mas após ver uma apresentação de TCC baseada no livro “O evangelho segundo Jesus Cristo” fiquei muito curiosa e fui atrás deste livro. Tenho que dizer que foi uma das leituras mais densas que fiz, mas serviu para me conquistar em relação a narração de Saramago. O livro evangelho segundo Jesus Cristo trata de questões densas, tabus e religião sem medo, e te faz parar para refletir no fim do livro, isso faz parte do estilo Saramago. Infelizmente esse foi o único livro que li, porém não vai ser o último, disso tenho certeza.
José Saramago morreu hoje aos 87 anos com uma bibliografia enorme e conhecida, foi e será um excelente escritor, ficará gravado na memória daqueles que conheceram sua obra.

4 comentários:

  1. A literatura perdeu um grande escritor,mas suas obras ficaram para sempre com certeza.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. A coisa mais interessante na literatura é que mesmo quando grandes nomes morrem, eles estarão imortalizados nos seus livros... Sem saber que ali falaram sobre eles mesmos :)

    ResponderExcluir
  3. Saramago vai deixar muitas saudades minha cara, como vai um mestre é um mestre.

    quero te convidar para conhecer e participar do projeto Papéis de Circunstâncias
    http://papeisonline.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. A perda de Saramago deixou-me triste. Mas consola pensar que ele deixou-nos suas palavras, que contribuiu com sua visão para tornar este mundo um tantinho diferente do que era. Ele teve uma vida intensa. Que tenha sido feliz.
    Abraços...
    PS: Recomendo ardentemente que O Evangelho... não seja mesmo teu único Saramago... Ele tem muito a oferecer.

    ResponderExcluir