8 de outubro de 2010

Especial - Dia das Crianças

Hoje o post é especial devido ao Dia das Crianças. Vou colocar uma pequena lista dos livros infanto-juvenis que acho muito bons.

1. Uma Professora Muito Maluquinha - Ziraldo

(vou colocar este primeiro por ter feito parte da minha infância e eu amei esse livro na época em que li)

Um livro que tem graça e ternura. Ao evocar a "Professora Maluquinha", o autor coloca nos olhos do leitor algumas lágrimas de emoção e saudade. Mais do que ensinar, a "Professora Maluquinha" deu a seus alunos a oportunidade de aprender a leitura, com alegria e amor.





2. Como treinar seu dragão - Cressida Cowell

Conheça Soluço Spantosicus Strondus III: a Grande Esperança e o Herdeiro da Tribo dos Hooligans Cabeludos - mas um garoto sem qualquer talento para liderar. "Como Treinar o
seu Dragão" conta a tumultuada jornada de Soluço em sua iniciação como um legítimo guerreiro viking: junto com os outros garotos da tribo, ele precisa domesticar e treinar o dragão mais feroz e assustador que for capaz de capturar. Em vez disso, Soluço acaba com o menor dragão que já se viu - e, para piorar, o animal é teimoso, impossível de ser adestrado e completamente banguela. Começa aí a aventura do mais encantador e improvável dos heróis e de seu dragão muito mal-educado.



3. Diário de um Banana - Jeff Kinney

Não é fácil ser criança. E ninguém sabe disso melhor do que Greg Heffley, que se vê mergulhado no ensino fundamental, onde fracotes subdesenvolvidos dividem os corredores com garotos que são mais altos, mais malvados e já se barbeiam.Em “Diário de um banana”, o autor e ilustrador Jeff Kinney nos apresenta um herói improvável. Como Greg diz em seu diário: “ Só não espere que eu seja todo 'Querido diário' isso, 'Querido diário' aquilo.”
Para nossa sorte, o que Greg Heffley diz que fará e o que ele realmente faz são duas coisas bem diferentes.


4. A Lenda dos Guardiões 1 - A Captura - Kathryn Lasky

Soren, uma coruja jovem e inteligente, vive na pacífica Floresta de Tyto. Ele nem desconfia que uma grande e inimaginável ameaça vai transformar sua vida para sempre. Depois de cair do ninho onde mora, Soren é sequestrado e levado à sinistra Academia S. Aegolius para Corujas Órfãs. Lá, ele e outros filhotes são forçados a trabalhar e ficam expostos à Lua cheia, que os hipnotiza e transforma em seres vazios, sem lembranças de quem eram. Qualquer reação ou pergunta pode resultar em terríveis castigos ou até ser fatal!



Esta lista poderia de ser enorme mas são apenas alguns exemplos de bons livros para poder incentivar as crianças a começarem a ler desde cedo.

2 comentários:

  1. Adoro Professora Maluquinha e Diário de um Banana <3 Os outros ainda não li! E adoro também Capitão Cueca (nome muitomuito maduro, haha)...

    ResponderExcluir
  2. Aaah, da lista não li nenhum (criança infeliz eu, hein?) HAHA Mas, eu tenho Como Treinar seu Dragão, é que a esperta aqui leu primeiro o segundo livro ¬¬ Mas enfim!
    Aiin, estou doida pra ler esse das corujinhas *-* Parece ser tão bonitinho :D
    Adorei a dica!

    ResponderExcluir