11 de dezembro de 2010

Cira e o Velho - Walter Tierno

Livro: Cira e o Velho
Autor: Walter Tierno
Editora: Giz Editorial
Ano: 2010

Resumo :
Cobra Norato é um amante da vida.Pelas margens dos rios, espalhou paixões, filhos e filhas. Uma delas é Cira, que nasceu do ventre da bruxa Guaracy. Sua alegria de viver é tão intensa quanto seu ódio pelo homem que a deixou para morrer: o Velho.
Domingos Jorge Velho é um caçador de homens. Ele toma a liberdade dos índios e a entrega aos brancos de além-mar. É um guerreiro, sem outra fé além do ouro e da propriedade.
Cira caminha pelo País que surge, que é desbravado e desmatado. Ela persegue o rastro de Domingos.
Ela encontra o ocaso da magia e a ascensão da pólvora. Em Palmares, os inimigos se enfrentarão e, nessa guerra, se descobrirá quem é o proprietário do novo mundo.

Comentários:
Cira e o Velho foi um livro que me surpreendeu de várias maneiras positivas. Para começar traz como pano de fundo da história toda a riqueza do nosso folclore nacional porém vista com uma nova perspectiva, algo diferente, como um curupira que foi corrompido pelo mundo moderno e terminou viciado e cafetão. Fiquei muito feliz de ler uma obra que explorasse tão bem tudo que o nosso folclore tem de bom, fazia um bom tempo que não lia um livro com essa temática. Depois a narrativa é envolvente e sutil, o narrador vai nos contando sobre Cira e mal percebemos o quanto já foi lido.

A história se inicia com este narrador comentando sua busca pela história de Cira e com isso ele vai apresentando aos poucos o que aconteceu com essa personagem, filha da bruxa Guaracy e do cobra Norato, e que por um plano ardil de sua tia Maria Caninana terá que se vingar do Velho Domingos e assim sua empreitada traz diversas aventuras e novos personagens como a negra Nhá, os animais – reis entre outros.

O livro possui uma leitura fácil e cadenciada, todos os fatos são bem amarrados e a trama te segura mostrando coisas novas sempre, foi um livro que eu gostei muito e recomendo.

3 comentários:

  1. Hummmm naum sei ... compro livro pela capa... e essa capa naum me atrai em nada...


    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Se não fosse pelas indicações, jamais me chamaria a atenção... Mas estou curiosa com ele!

    Este é um que quero ler!!!

    bjuss

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler...

    Já vi muitas resenhas positivas dele.

    Bjs
    Mari
    Psychobooks

    ResponderExcluir