30 de março de 2011

Binno OXZ e o Clã de Prata - Fábio Henckel

Livro: Binno OXZ e o Clã de Prata
Autor: Fábio Henckel
Editora: Novo Século
Ano: 2008

Sinopse:
O caos ecológico complicou a vida de todo mundo. Calotas polares derreteram e a humanidade se viu embaixo d'água. A humanidade se uniu. Cidades submersas foram construídas. Todos se uniram em uma Aliança e assim se restabeleceu a paz, o cinema com pipoca e os esportes radicais.
Binno OXZ é um garoto que vive em um internato para clones (!!!) e segue sua rotina cansativa cumprindo tarefas sem-sentido. Na esperança de viver algo especial, usa suas habilidades incomuns com computadores e cria um software de inteligência artificial (I.A.) para burlar o sistema de um jogo. Acontece que este software foge do controle de Binno e passa a colaborar com os planos de um rebelde que se auto-proclama Imperador.
Acusado de ser comparsa do grande traidor, Binno recebe uma chance para demonstrar suas boas intenções para com a Aliança. O juiz determina que Binno deverá se classificar para a Universidade Maior através da prova mais disputada do universo: a Prova Maior.
Mas Binno sabe que a Prova Maior é apenas um dos desafios que terá pela frente. Enquanto a Aliança luta para neutralizar as ofensivas do exército rebelde, Binno terá que enfrentar seu I.A. e provar à criatura que ela não mais forte que o criador.

Comentários:
Em “Binno OXZ e o clã de prata” a história é ambientada em uma realidade pós apocalíptica. O protagonista da história, Binno OXZ, vivia em uma cidade chamada Uttopy, lugar que se acreditava ser o último que possuía vida em todo o planeta que foi totalmente modificado. E nessa nova realidade tudo, ou quase tudo, é controlado por programas de Inteligência Artificial. Ele mora no Internato de Educação Técnica que é controlado por um IA chamado de Big Mãe e seu único momento de alivio é a internet onde por causa de um jogo ele teve que criar seu próprio softwear IA e por isso várias aventuras vão acontecer com Binno. OXZ começa a ser procurado, ou melhor, caçado por pessoas que nunca viu antes e com isso é levado por Orion para um lugar que era considerado um grande mito para Binno, a cidade original onde será julgado por um crime que nem sabe se cometeu. Para provar sua inocência o garoto terá que passar por uma prova
A narrativa é em 3° pessoa, porém esta focada em Binno. Os personagens são muito bem construídos, eles possuem coerência e são fortes, além de Binno nos vemos presos nas personalidades de Orion, o gigante e corajoso, a irreverente Kira entre tantos outros que marcam a história. A ambientação é totalmente diferente do conhecido, com os desastres que aconteceram a terra o um mundo ficou quase todo coberto pelas águas e a história mostra de forma muito criativa como todo o planeta se adaptou a essa nova realidade. Com uma escrita leve, simples e cativante Fábio desenvolve várias situações, desde momentos tensos que fazem com que você queira devorar as páginas até situações que provocam o riso. Adorei esse livro, é daqueles que quando se começa a ler não consegue parar. Espero muito que a continuação seja lançada.

“Mas era fácil fugir dos olhos da velha senhora redonda. Pelo menos muito mais fácil do que enganar um infeliz IA com personalidade de tia desquitada com TPM eterna.” Pg 29

“Mas ninguém mais pensava na tal explosão, pois todo mundo vivia bem e adorava Utoppy. Todo mundo, menos Binno” pg 34

2 comentários:

  1. Legal, não vejo a hora de ler, lembra muito as histórias da coleção vaga-lume

    ResponderExcluir
  2. Eu comprei esse livro por sua causa. hahaha
    Fiquei curiosa e peguei uma promoção ótima!
    Foi R$10,00. *_*

    Beijo

    ResponderExcluir