6 de abril de 2011

[FILME] O Retrato de Dorian Gray

Oi gente, estava pensando nesses últimos dias e decidi que vou expandir um pouco os assuntos que falo no blog, claro que o maior enfoque ainda vai ser os livros e as resenhas (afinal é meu maior vício), mas vou começar a comentar também sobre filmes, séries, música, eventos entre outras coisas.
Para começar vou falar sobre um filme (que está 100% ligado a literatura) que vi nesses últimos dias e amei.
O Retrato de Dorian Gray

Titulo Original: Dorian Gray
Gênero: Drama
Direção: Oliver Parker
Estúdio: Europa Filmes





O filme é totalmente inspirado na obra homônima de Oscar Wilde e conta a história de um belo jovem que conhece um pintor, Basil, que se encanta por sua beleza e decide fazer um retrato de Dorian. Enquanto a pintura esta sendo feita o jovem conhece o amigo do pintor, Henry um homem com valores duvidosos que valoriza tanto a juventude quanto a beleza e prega que as pessoas devem viver para aproveitar os prazeres.


Após a pintura estar pronta todos se encantam com a beleza do jovem rapaz eternizada no quadro e este indiretamente faz um pacto que quer permanecer eternamente jovem. Pois nesse caso os desejos se realizam e ele percebe que conforme vai vivendo uma vida cada vez mais desregrada é se quadro que sofre a influencia de seus atos enquanto ele continua sempre jovem e lindo, porém sem ter que arcar com as conseqüências morais e físicas dos seus atos (pois o quadro absorve tudo inclusive sua culpa por alguns eventos que ocorrem durante a história) ele acaba ficando cada vez mais frio e sádico talvez tendo perdido para o quadro também a sua alma.


Eu amei o filme, foi uma das poucas adaptações que não me deixou decepcionada/ frustrada, claro que o enredo original sofreu mudanças e acrescimos mas nada que prejudicasse muito a história original. As cenas mostram bem o que eu imaginei durante a leitura do livro, incluse demarca bem as mudanças de Dorian, desde seu começo inocente e fresco até o momento em que ele se torna frio, calculista e cruel (entre tantas outras coisas nesse sentido). Porém o que mais me deixou feliz no filme é que, como no livro, ele enfatiza bem (vou deixar claro que é a minha opinião) que Henry é quem é realmente o verdadeiro "Vilão" da história, com seu jeito manipulador, ironico e grande parte das vezes com aquele tipo de sinceridade que é melhor não ser falada ele induz Dorian a fazer várias coisas sem ter que "se sujar" para alcançar seus objetivos.

O livro é um dos meu preferidos e agora o filme também, para aqueles que gostam desta trama de Oscar Wilde ou que se interessaram pela sinopse é um filme que eu recomendo.

3 comentários:

  1. Não sei pq, mas esse filme não me agrada mto?
    Vou dar uma chance qq dia desses....rs

    Andy_Mon Petit Poison
    @MPPoison

    ResponderExcluir
  2. Amo essa história, mas não assisti a esse filme ainda.
    Agora vou procurar para ver. *_*

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. O livro eu nunca li, mas vi o filme logo que ele lançou e gostei bastante tb. Não é um filme que vá agradar a todos, pois o estilo dele é meio parado, mas é brilhante!

    Bjs,
    Kel - It Cultura
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir