9 de julho de 2011

Cilada - Harlan Coben

Livro: Cilada – ninguém consegue escapar das próprias mentiras
Autor: Harlan Coben
Editora: Sextante / Arqueiro
Ano: 2010

Sinopse:
Haley McWaid tem 17 anos. É aluna exemplar, disciplinada, ama esportes e sonha entrar para uma boa faculdade. Por isso, quando certa noite ela não volta para casa e três meses transcorrem sem que se tenha nenhuma notícia dela, todos na cidade começam a imaginar o pior. O assistente social Dan Mercer recebe um estranho telefonema de uma adolescente e vai a seu encontro. Ao chegar ao local, ele é surpreendido pela equipe de um programa de televisão, que o exibe em rede nacional como pedófilo. Inocentado por falta de provas, Dan é morto logo em seguida. Na junção dessas duas histórias está Wendy Tynes, a repórter que armou a cilada para Dan e que se torna a única testemunha de seu assassinato. Wendy sempre confiou apenas nos fatos, mas seu instinto lhe diz que Mercer talvez não fosse culpado. Agora ela precisa descobrir se desmascarou um criminoso ou causou a morte de um inocente. Nas investigações da morte de Dan e do desaparecimento de Haley, verdades inimagináveis são reveladas e a fragilidade de vidas aparentemente normais é posta à prova. Todos têm algo a esconder e os segredos se interligam e se completam em um elaborado mosaico de mistérios. Harlan Coben mais uma vez deixa o leitor sem ar. Cilada fala de culpa, luto e perdão em uma trama repleta de reviravoltas surpreendentes. Nada é o que parece e tudo pode ser desfeito até a última página.

Comentários:
Cilada foi um livro que me fez pensar na frase: “Nem tudo é o que parece”
Assumo que amo tramas policiais, cheias de suspenses e suspeitos e uma situação aparentemente sem resposta, e esse livro resume bem tudo isso.
Harlan Coben nos traz uma história essencialmente de suspense e mistério aonde as tramas vão se interligando a cada página e as peças do quebra cabeça criado pelo autor vão sendo montadas. Nesse livro conhecemos Dan Mercer um cara aparentemente comum, que ajuda crianças em um centro comunitário e logo nas primeiras páginas é desmascarado como um pedófilo por um programa de TV da repórter Wendy Tynes e, apartir desse dia, a vida de Dan muda completamente, ele tenta provar que é inocente e as pessoas que o conhecem acreditam nisso, porém muitas provas comprovam o contrário, mas apesar dessas mesmas provas Dan é inocentado em um julgamento e isso deixa Ed Grayson, um dos pais de uma criança que Dan atacou, totalmente revoltado e ele decide fazer justiça com as próprias mãos e por ironia a testemunha deste crime é a própria Wendy que começa a se questionar se destruiu a vida de um inocente e decide investigar e vai encontrar no passado de Dan uma rede de mistérios e acontecimentos não explicados que podem estar envolvidos com o que aconteceu. Junto a essa trama temos mais um acontecimento sem explicação, Haley uma adolescente que sumiu depois de uma noite sem pistas ou motivos e esta desaparecida a três meses.
As tramas são muito bem amarradas, cada fato novo, cada situação nova nos leva para mais perto de resolver todo o mistério, ou é o que o autor que quer se acredite, como disse anteriormente esse livro vai trazer a tona a verdade de que nem tudo é o que parece fazendo com o que o mistério sempre esteja presente até o fim. Estou ansiosa para ler outros livros desse autor.


5 comentários:

  1. Ow, parece bom, hein! Não conhecia (na vdd nunca tinha ouvido falar), mas parece interessante. Adoro histórias de investigação. *o*
    Já vou colocar na listinha de coisas a serem lidas.
    Bjos, Dani.

    Jess

    ResponderExcluir
  2. Oi Dani, estava colhendo os links pra promo e aproveitei pra parar e conhecer o blog!

    Tenho muita curiosidade pelos livros do Coben, ainda não li nenhum e sinceramente nem sei por onde começar! Kkk

    Cilada parece o mais atraente até agora.

    Essa trama policial bem amarrada parece uma caracteristica dele mesmo, já li outras resenhas dizendo isso e sinceramente acho essencial para um autor de suspense.

    Enfim, vou conferir o livro! \o/

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Não li nada desse autor ainda, mas vou corrigir isso ;)

    Andy_Mon Petit Poison

    ResponderExcluir
  4. Ontem eu terminei de ler 'cilada' excelente to com a historia e o desenrolar da trama na minha cabeça ate agora!!

    ResponderExcluir
  5. Muuuito bom esse livro, até agora gostei de todos oslivros que li do harlan Coben

    ResponderExcluir