20 de agosto de 2011

Os Noturnos - Flávia Muniz

Livro: Os Noturnos
Autor: Flávia Muniz
Editora: Moderna
Ano: 2003

Sinopse:
André é um garoto de 13 anos que desde pequeno tem uma atração pelo sobrenatural. Possui um misterioso livro que fala sobre os vampiros e rituais mágicos. O parque próximo a sua casa é a moradia de um grupo de vampiros, cujo líder se chama Hiram. Hiram se apaixona por Ana Paula, irmã de André, e se vê às voltas com Luke, membro da gangue que se rebela contra as regras do grupo. André conhece Hiram, que lhe explica o porquê de todo o seu interesse pelos vampiros.

Comentários:
Os noturnos de Flavia Muniz é um livro leve...

Sim, sei que é contraditório esse adjetivo para uma história de vampiros, não pensem que o livro é meloso ou que os vampiros são apenas bons, nada disso, a história tem sentimentos profundos e vampiros maus, mas foi assim que me senti quando li o livro: leve.
A narrativa conta sobre André, um menino de 13 anos que adora filmes de terror e tem uma fascinação por elementos sobrenaturais principalmente vampiros e quando vê que talvez esteja muito mais próximo de seu mito do que imagina e após descobrir um livro estranho em uma biblioteca André tenta se aproximar dessas criaturas da noite.
De outro lado, temos o clã de vampiros que moram na cidade, liderados pelo sensato Hiram, um vampiro sábio, porém que tem muitos atritos com Luke, um vampiro rebelde e muito mau.
Após um incidente que ocorreu no parque perto da casa de André, ele tenta se comunicar com os vampiros e isso fará com que descubra coisas que nunca imaginou e acabará envolvendo sua irmã, Ana Paula, em uma história que ela nem imaginava.

Admito que estava com medo de ler duas histórias de vampiros seguidas, de algumas coisas entrarem em conflito, mas isso com certeza não aconteceu, o livro da Flavia Muniz tem um outro foco, um outro público,no começo disse que o livro é leve pois apesar de alguns acontecimento um pouco mais dramáticos a história é suave e não muito complexa, com um ritmo gostoso que faz com que a leitura flua de modo que nem percebemos, os personagens não possuem muita complexidade mas são encantadores.Mesmo não sendo um livro para adultos é bem enfatizado a sensualidade que cerca os personagens vampiros, além de suas forças sobrenaturais e seus poderes. Adorei o livro, assumo que esperava uma história mais adulta (não sei por que, mas esperava), porem não me decepcionei em nenhum minuto.

4 comentários:

  1. Primeira resenha que leio deste livro, gostei muito, já anotei o nemo. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. Ola
    Não conhecia o livro ainda, e não tinha ideia de que era de vampiros. Sou apaixonada pelos vampiros, como André e a estória deste livro parece ser bem interessante.
    Achei interessante também a autora ter feito uma estória mais leve, eu particularente gosto muito das pesadas, mas assim mais públicos serão atingidos.
    Fiquei bem curiosa para saber o que acontece.

    Beijos
    Lehh, Animus Book
    http://animusbook.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu considero esse livro o livro da minha infância pra adolescente, eu lia tanto, mas tanto esse livro que ele acabou ficando todo amassado de tanto manuseado. Os poemas entre os capítulos são lindos e eu adoro. Que bom que gostou, mas não é adulto mesmo esse livro, afinal ele é infanto-juvenil.

    Bjsss

    www.frozenlivros.blogspot.com

    Obs: espero te ver amanhã no encontro de Graceling

    ResponderExcluir
  4. ja li 10 vezes e minha mãe fez o favor de joga-lo fora
    comprarei outro

    ResponderExcluir