25 de dezembro de 2011

Em Chamas – Suzanne Collins


Livro: Em Chamas
Autor: Suzanne Collins
Ano: 2011
Editora: Rocco

Sinopse:  
Depois de ganhar os Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Dessa vez, além de lutar por sua própria vida, terá que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem. Mistura de ficção científica com reality show, passando pela mitologia e pela filosofia, Em chamas é o segundo volume da bem-sucedida trilogia iniciada com Jogos vorazes, mais novo fenômeno da literatura jovem dos últimos tempos. Com mais de quatro milhões de exemplares vendidos apenas nos Estados Unidos e por 130 semanas na lista dos mais vendidos do The New York Times, a trilogia assinada por Suzanne Collins ganhará adaptação para o cinema, com estreia prevista para março de 2012. Katniss e Peeta deveriam estar felizes. Afinal de contas, eles ganharam para si e para suas famílias uma vida de segurança e fartura. Mas há rumores de rebelião entre os distritos, e Katniss e Peeta, para seu horror, são a face da rebelião. A Capital está com raiva. A Capital quer vingança.

Comentários: 

Ps: esta resenha contém spoilers do primeiro livro – Jogos Vorazes. 

Em chamas foi um livro que me tirou o fôlego.
O que posso dizer sobre Em Chamas, o primeiro livro da série já tinha me conquistado um espaço só dele na minha lista de livros favoritos e Em Chamas só veio confirmar isso.
Nesse segundo livro Katniss e Peeta estão de volta ao distrito 12 após vencerem os jogos vorazes de forma inusitada e continuam fingindo serem o casal perfeito para poderem evitar qualquer atrito com a Capital, e para piorar um pouco a situação Katniss tem que conviver com a confusão em seu coração que é dividido entre Gale e Peeta, e também pelo medo de se envolver com qualquer um dos dois. Ela descobre que o ato que praticou para poder sair do jogo viva com Peeta pode ter desencadeado um atrito entre os Distritos e a Capital e que para manter as pessoas que gosta vivas ela vai ter que convencer a todos (sobre ameaças do presidente Snow) sobre seu amor por Peeta e assim tentar conter os desgostosos mas, talvez ela descubra que apenas isso não será o suficiente.
O que posso dizer desse livro, o essencial é que ele é muito bom. A narrativa é em primeira pessoa como no primeiro, mas totalmente envolvente. A história amadureceu, a narrativa ficou mais densa e os personagens ganharam mais profundidade. Tinha medo de Em Chamas não conseguir manter as expectativas criadas em Jogos Vorazes, mas o livro alcança (e em alguns pontos supera) o que era esperado e deixa uma enorme vontade de logo devorar o Esperança (terceiro e último livro da série)

1-      Jogos Vorazes (resenha)
2-      Em Chamas
3-      Esperança

2 comentários:

  1. Oi Dani, ainda não li nada desta série, mas acho os livros bem interessantes. Aproveito para te desejar um Feliz Natal e um ano novo maravilhoso. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. Este é meu favorito da série, gostei demais, uma pena que a sequencia tenha decepcionado tanto.

    BEijocas

    ResponderExcluir