31 de dezembro de 2011

A Esperança - Suzanne Collins

Livro: A Esperança
Autor: Suzanne Collins
Ano: 2011
Editora: Rocco

Sinopse:
Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais de lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra? Acompanhe Katniss até o fim do thriller, numa jornada ao lado mais obscuro da alma humana, em uma luta contra a opressão e a favor da esperança.

Comentários:

ps: essa resenha contém spoilers dos livros anteriores da série (Jogos Vorazes e Em Chamas)

Esperança foi o livro que fechou meu ano.
Estava pensando em que livro eu iria fechar o ano de 2011 que teve ótimas leituras, resolvi fechar o ano com o último livro da série que conquistou um grande espaço no meu coração e posso dizer que apesar de várias coisinhas que me desagradaram durante a leitura não me arrependi em nenhum momento de ter escolhido esse livro.
Em Esperança após Katniss ser resgatada na arena e chegar ao lendário distrito 13 ela descobre que agora é o rosto da revolução,  que não conseguiram resgatar Peeta  que esta nas mãos da Capital e que o Distrito 12, seu lar, foi bombardeado e não existe mais, porém sua família esta a salvo mas com tudo isso ela acaba ficando em pedaços, perdendo o rumo e no meio de toda essa confusão  ela terá que decidir o que fazer agora, contra o que e quem lutar e tentar juntar seus pedaços pois a luta só começou. 
Nesse último livro uma boa parte do romance de Peeta, Katniss e Gale é sacrificado, pois o foco esta todo na revolução e na guerra , gostei bem disso, ficou um livro diferente dos anteriores mas com esse foco senti que a personagem de Katniss perdeu um pouco de sua força, sim ela tinha vários motivos para enfraquecer, mas esperava algumas atitudes diferentes. Gostei do livro, imaginava um desfecho diferente para a história, senti que o final ficou meio corrido, sem muitas explicações em meio ao resto da história. Mas as cenas da revolução, as jogas políticas e tudo o que envolve uma guerra por poder ficou bem representado. Com certeza Jogos Vorazes foi a série que marcou meu ano e espero que 2012 traga uma leitura tão boa como essa foi.

1 -  Jogos Vorazes (resenha)
2 -  Em Chamas (resenha
3 - A Esperança

4 comentários:

  1. Agora podemos conversar abertamente sobre rssss.
    Nhé Esperança de esperança não tem é nada rsss.

    Beijocas e feliz 2012

    ResponderExcluir
  2. Mesmo com os spoillers dos livros anteriores, gostei da sua opinião sincera!
    Muita saúde, paz e amor em seu coração!
    PRÓSPERO ANO DE 2012!!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Jogos Vorazes vai ser sempre o meu favorito da trilogia, mas Mockingjay (sorry, não me desce a tradução do título) é emocionalmente exaustivo, acabou comigo mesmo! principalmente o final, com o que acontece pra deixar a Katniss catatônica. :O

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente ainda não li nenhum livro desta trilogia. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir