18 de janeiro de 2012

Julie & Julia - Julie Powell


Livro: Julie & Julia
Autor: Julie Powell
Editora: Record
Ano: 2009

Sinopse:
A desafiante:
A Desafiante: Julie Powell, prestes a completar 30 anos, presa a um emprego sem perspectivas e em busca de um novo rumo para sua vida.
O Mito: Julia Child, autora do livro de receitas que apresentou as maravilhas da culinária francesa às donas de casa norte-americanas.
O Desafio: Preparar todas as 524 receitas de Mastering the Art of French Cooking, o livro clássico de Julia Child, em apenas um ano - e sobreviver para contar a história.

Comentários:
Julie & Julia foi um livro que me divertiu.
Julie & Julia foi meu primeiro livro para o desafio literário, o que encarei realmente como um desafio, afinal eu, com minha total falta de habilidade culinária, nunca tinha pensado em ler uma história com o tema gastronômico.
O livro conta sobre Julie, uma secretária de uma repartição pública, chegando aos trinta anos, com um dilema sobre gravidez e que acabou de mudar de casa. Desgostosa com o que esta passando percebe que não esta feliz e decide, em um rompante, fazer algo que desse mais sentido a sua vida. Assim ela iniciou o projeto Julie/Julia, em que ela, Julie Powell, se propõe a fazer todas as 524 receitas do livro “Mastering the Art of French Coking”, de Julia Child, em um ano. Este projeto acaba tomando mais a vida de Julie do que ela poderia imaginar, ela se envolve tanto que as receitas acabam tendo relação com os momentos do seu dia a dia e com as pessoas á sua volta, como seu marido e suas amigas, pois no fundo Julie começa a guiar a sua vida pelo projeto.
A narração é feita por Julie o que rendeu um toque muito descontraído. Há momentos muito engraçados no livro como as crises da protagonista e poder acompanhar sua linha de pensamento em algumas situações. O livro intercala a parte de Julie com cartas que Paul, marido de Julia, escreveu e essas cartas possuem uma ligação com a história. O livro em si não traz uma história profunda ou algum tipo de romance, na verdade é mais um livro para descontrair e acompanhar a trajetória de uma mulher que decidiu fazer um projeto para poder animar um pouco sua vida. Uma das coisas que também gostei do livro que além da parte culinária o texto aborda de um jeito legal o que é ter um blog e como isso pode afetar a vida de alguém. Adorei esse primeiro livro do desafio literário e estou ansiosa pelos próximos. 

 “Eu ia comer muita comida francesa, escrever a respeito disso e além de tudo iria receber elogios de pessoas desconhecidas por isso. Eric tinha razão, Ia ser o máximo!” pg. 51

2 comentários:

  1. Eba! Já fiquei animada para ler. O filme já é fantástico, também com Meryl Streep não poderia ser para menos.
    To precisando de um livro leve, descontraído e divertido =D.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Oi,vim conhecer seu Blog,amei e já estou super seguindo,parabêns por seu cantinho e muito sucesso aqui!

    Te convido para conhecer meu Blog e se gostar e puder seguir,será muito bem vinda,sinta-se em casa!

    Ah,tem 2 sorteios rolando por lá,participa! :)

    http://umamulherbemvestida.blogspot.com

    ResponderExcluir