21 de fevereiro de 2012

O Mestre dos Dragões Vermelhos - Alexandra Jahnel


Livro: O Mestre dos Dragões Vermelhos – O Império
Autor: Alexandra Jahnel
Editora: Novo Século (Novos Talentos da Literatura Brasileira)
Ano: 2010

Sinopse:
Durante o reinado de Lur o poder muda de mãos e uma guerra se arrasta por séculos. Nos bastidores dessa guerra há magia e muito poder, grandes amores e insanidade; além de muitos segredos a serem descobertos e mistérios a serem desvendados. Um império se forma com o poder das Gemas Lurin e com dragões transformados, mas sombras do passado maculam a armadura do novo imperador e também seu coração; a presença constante da figura de Lumanzir, dragão vermelha poderosa e misteriosa; as revelações de sua origem e as surpresas guardadas pela Senhora do Destino. Quem nos narra a história é o próprio Mestre dos Dragões Vermelhos, levando-nos a um mundo mágico com personagens apaixonantes; convidando-nos a descobrir sua identidade.

Comentários:
O mestre dos dragões vermelhos foi uma leitura que não me prendeu.
Esse livro gerou sentimentos bem diferentes em mim em relação à história, algumas coisas me ganharam, porém outras desestimularam meu gosto pela narrativa.
O livro tem como fundo uma narrativa medieval fantástica, com vários seres mágicos e mitológicos vivendo juntos em uma mesma terra, Dhorman, não necessariamente de forma harmoniosa. A história começa contando sobre Lur, o rei de Dhorman que estava enfrentando dificuldades para manter a paz em seu reino, sendo guardião das Gemas de Lurin (esferas que guardam um grande poder e que só poderiam ser controladas por alguém com o sangue de Lur ou que entrasse na família por casamento), e ainda esta programando o casamento de sua filha Liriam com seu principal campeão, Dhamaggor, porém o que Lur não esperava era que no dia do casamento de sua filha, Dhamaggor lhe traísse, se apoderando das Gemas, expulsando Lur de sua fortaleza e governando o império. Não posso contar mais sobre a história, pois uma das essências do livro são os segredos que são revelados ao longo da história então tudo pode ser um spoiler.
O início da história é lento e não prende muito o leitor,  os fatos vão ocorrendo e senti falta de algumas informações sobre o mundo que a autora criou, porém no meio os personagens ganharam força e personalidade criando vínculos com a história e os acontecimentos. Mas mais uma vez a história me desestimulou, pois uma das características do livro é o surgimento de novos personagens que vão ganhando espaço, e isso torna difícil ter um personagem principal conforme a narrativa vai passando e outros personagens vão ganhando o primeiro plano e uma das minhas personagens preferidas muda totalmente de personalidade perdendo a sua essência. O livro trás temas fortes como o incesto, a ganância e a loucura.

1 comentários: