29 de março de 2012

[Filme] Jogos Vorazes


Título Original: The Hunger Games
Duração: 140 min
Direção: Gary Ross
Roteiro: Suzanne Collins e Gary Ross
Distribuidora: Paris Filmes
Ano: 2012

Comentários:
Para mim é muito difícil tentar falar sobre este filme, afinal ele foi inspirado em um dos meus livros favoritos e a expectativa para ver a história que tanto gostei na telona era imensa, bom, não me decepcionei nem por um minuto e agora Jogos vorazes está também na minha lista de adaptações literárias para filmes que mais me agradaram.
O filme segue a história do livro, após uma fase apocalíptica os Estados Unidos encontra-se dividido em 13 distritos e uma capital que controla a todos, após uma revolução desses distritos que acabaram perdendo a luta sendo que o 13° distrito foi destruído e a capital para manter a memória dessa revolução viva e evitar futuros levantes institui os Jogos Vorazes, um jogo onde cada distrito deve enviar um casal de crianças entre 12 e 18 anos para uma arena e lá eles devem lutar entre si sendo que só um sai ganhador. Katniss (Jennifer Lawrence) entra nos jogos para salvar sua irmã Prim (Willow Shields) e acabou indo junto com Peeta (Josh Hutcherson) para lutar por sua vida, porém há mais coisas em jogo.
Estava muito ansiosa para este filme, com todos os tipos de medo possíveis, e se a adaptação não reproduzir a mensagem do livro? E se os jogos acabarem sendo apenas violência sem realmente representar a critica toda? Mas todos os meus medos foram superados, o filme foi muito bem produzido e conseguiu passar para imagens tudo o que imaginava quando lia as cenas e ainda mais, pois algumas cenas foram acrescentadas mostrando o lado da Capital em relação aos Jogos e não apenas o ponto de vista da Katniss A adaptação foi muito bem trabalhada os cenários e os figurinos foram muito bem escolhidos. Os atores não deixaram por menos e conseguiram trazer toda a essência de cada personagem.
Para aqueles que ficaram com medo de que violência poderia acabar sendo supervalorizada na representação da arena, os jogos possuem uma sutileza não deixando nunca essa parte sobrepor a mensagem, que fica muito mais clara no filme com algumas cenas (principalmente os diálogos do presidente Snow) da banalização da sociedade, a cultura do pão e circo levada ao extremo e a manipulação do poder. Recomendo muito (já assisti 2 vezes e contando).

“Happy hunger games and may the odds be ever in your favor”

 Veja o trailer:


 

3 comentários:

  1. Olá Daniele,
    eu vi o filme e também gostei muito. Senti falta de algumas coisas , mas como todo mundo sebe, os livros tem mais detalhes, então temos que compreender.
    Li os 3 livros uma semana antes da estréia do filme e gostei muito. Estou louca para voltar ao cine novamente...rsrsrs...
    Bjos!!!
    Andréia
    Sentimento nos Livros

    ResponderExcluir
  2. "it's a big big big day" AMEI o filme. claro que não é o livro, mas ainda assim superou expectativas. e se continuar assim, certeza que os próximos serão melhores ainda.
    <3

    ResponderExcluir
  3. Ah nem dá graça comentar aqui afinal vc já sabe tudo o que penso sobre o filme rsss. Que não mudaria NADA, a não ser aquela cena rsss.

    Beijocas

    ResponderExcluir