25 de junho de 2012

Cidade das Cinzas - Cassandra Clare


Livro: Cidade das Cinzas
Autor: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Ano: 2011


Sinopse:
Clary Fray só queria que sua vida voltasse ao normal. Mas o que é “normal” quando você é uma Caçadora de Sombras assassina de demônios, sua mãe está em um coma magicamente induzido e você de repente descobre que criaturas como lobisomens, vampiros e fadas realmente existem? Se Clary deixasse o mundo dos Caçadores de Sombras para trás, isso significaria mais tempo com o melhor amigo, Simon, que está se tornando mais do que só isso. Mas o mundo dos Caçadores não está disposto a abrir mão de Clary — especialmente o belo e irritante Jace, que por acaso ela descobriu ser seu irmão. E a única chance de salvar a mãe dos dois parece ser encontrar o perverso ex-Caçador de Sombras Valentim, que com certeza é louco, mau... e também o pai de Clary e Jace. Para complicar ainda mais, alguém na cidade de Nova York está matando jovens do Submundo. Será que Valentim está por trás dessas mortes? E se sim, qual é o seu objetivo? Quando o segundo dos Instrumentos Mortais, a Espada da Alma, é roubada, a aterrorizante Inquisidora chega ao Instituto para investigar — e suas suspeitas caem diretamente sobre Jace. Como Clary pode impedir os planos malignos de Valentim se Jace está disposto a trair tudo aquilo em que acredita para ajudar o pai? Nessa sequência de tirar o fôlego da série Os Instrumentos Mortais, Cassandra Clare atrai os leitores de volta para o lado mais obscuro do submundo de Nova York, onde amar nunca é seguro e o poder se torna a mais mortal das tentações.

Cometários:
Cuidado, esta resenha contém spoilers do primeiro livro, Cidade dos Ossos.
Posso dizer que gostei de Cidade das Cinzas porém senti que ele sofreu a “síndrome do segundo livro” não acompanhando a expectativa e o ritmo do primeiro livro. 
Em Cidade das Cinzas temos ainda os mesmos personagens apresentados no primeiro livro e a continuação da trama com Valentim e seus planos. A mãe de Claire ainda esta desacordada no hospital após o sequestro e Luke fica a maior parte do seu tempo velando-a. Claire tem que lidar com o fato de Jace ser seu irmão e como controlar o que sente por ele e ainda saber como conviver como os sentimentos que Simon nutre por ela. Mas esses não são todos os seus dramas pois Valentim esta armando outro plano para chegar ao seu objetivo de eliminar os seres do submundo. 
Disse antes que o livro não correspondeu as expectativas do primeiro por um único motivo, achei que a história ficou bem mais voltada para o triângulo amoroso (sim podem me chamar de chata, mas não me empolgo mais tanto com esse tipo de romance, gosto quando as coisas surgem naturalmente e são apenas complementos da história e não o elemento principal, e nesse livro o romance ganhou um espaço enorme e acabei me desgastando na leitura), e não gostei também das atitudes de Claire, Simon e Jace que anteriormente mostravam-se ser um pouco mais adultos nesse livro acabaram tendo atitudes imaturas como adolescentes criando atritos que me deixavam desgastada em alguns momentos. Sem contar as razões que mencionei, que são superadas no final do livro,  eu gostei da história em si, os personagens foram mais aprofundados, novos personagens foram apresentados e a complexidade da história foi mais explorada mostrando mais características desse mundo criado por Cassandra, apesar de o segundo livro não ter sido tão bom tenho expectativas em relação ao terceiro que a história tome um outro rumo e volte para as bases do primeiro livro em que a trama era o essencial e o romance apenas um detalhe que torna a história mais emocionante. 

1. Cidade dos Ossos (resenha)
2. Cidade das Cinzas
3. Cidade de Vidro
4. City of Fallen Angels
5. City of Lost Souls
6. City of Heavenly Fire







2 comentários:

  1. Espero começar a ler esta série agora nas férias.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode começar sim, é uma ótima leitura para as férias. Bjss

      Excluir