21 de janeiro de 2013

[Evento] Livros em Pauta – Segunda Edição



A segunda edição do evento Livros em Pauta trouxe diversas palestras, autores, livros e principalmente: virou um ponto de encontro daqueles que gostam de literatura. 
Com sete palestras, bate-papos, sessões de autógrafos e lançamentos o evento reuniu um bom número de pessoas no espaço China Trade Center no dia 19/1 (sábado). Nesta edição consegui assistir apenas três palestras: 
A primeira tratou sobre Marketing literário: estratégias de vendas e divulgação de escritores, ministrada por Leandro Schulai. Foi explicado mais sobre marketing literário, mostrando a diferença entre o escritor e o vendedor e como a editora e o autor trabalham de forma diferente na venda dos livros. Ao final, foram abordadas várias técnicas e modos de como vender seu livro (como o uso de redes sociais) e a importância de se preocupar com a qualidade de sua história buscando sempre se aprimorar, mas acima disso sempre acreditando em seu sonho. 
A segunda que assisti foi um debate sobre o boom dos blogs literários em que participaram:  Walter Tierno, Milena Cherubim, Danilo Leonardi e Tatiany Leite sendo mediado por Eduardo Marchiori em que se discutiu a nova moda dos blogs literários (chegando a abordar também o aumento do número de vlogs literários), qual a função desses em divulgar a literatura, a ética sobre como fazer um bom trabalho como blogueiro e indo para um “nível maior” sobre o problema da leitura no Brasil e como os blogs podem mudar o panorama do baixo número de leitores no país. 
A última que vi foi "Do original à versão final – Como funciona o trabalho de revisores, tradutores e preparadores de originais", realizada por Kyanja Lee, Sandra Garcia Cortés e Petê Rissatti e moderada por Maurício Muniz em que comentaram sobre todo o trabalho com “o texto” realizado na editora, sobre tradutores, revisores, preparadores de originais e pareceristas, como está o mercado de trabalho e a vida desses profissionais. 
Durante todo o evento havia uma grande venda de livros, lançamentos, networking de profissionais do setor, cosplay e autores que estavam autografando. 
A segunda edição do Livros em Pauta não ficou devendo nada para a primeira e sinto que a tendência do evento é crescer e atingir mais pessoas interessadas nas várias áreas da literatura, desde leitores a autores, profissionais do setor a curiosos do assunto. 

Ps: Minha única aquisição do dia foi o livro “Livraria Limítrofe” de Alfer Medeiros (que está com uma edição linda). 


3 comentários:

  1. Oie
    esse evento foi ótimo. queria muito ter ido, mas acabou acontecendo um imprevisto e não deu. Irei na proxima, com certeza.

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Ah Michelle, espero mesmo que na próxima edição você possa ir, é um evento muito bom. Bjsss

    ResponderExcluir