6 de fevereiro de 2013

No Fundo do Amor – Tera Lynn Childs



Livro:  No Fundo do Amor
Titulo Original: Forgive my fins
Autor: Tera Lynn Childs
Editora: Editora Id
Ano: 2011
Avaliação: 2,5/5
Sinopse:
Lily Sanderson é metade humana, metade sereia... Ah, e não uma sereia qualquer: é uma princesa de Thalassínia que resolveu tomar novos ares e viver em terra firme. Enquanto dribla seu vizinho chato, Lily tenta chamar a atenção do perfeito Brody Bennet. Ela apenas espera que seus planos não naufraguem...




Comentários:
Após ler vários comentários positivos sobre esse livro e de ver frases como “esse é um dos melhores livros sobre sereias” fiquei interessa, após ler a sinopse, que por sinal não conta muito, decide dar uma chance para a história e ter minha primeira leitura com o tema de sereias e no final tenho que dizer que me senti...iludida. 
Quando vi todas as indicações desse livro imaginei uma leitura que além de um romance (que faz parte da maioria dos livros jovens-adultos) também trabalhasse como a mitologia das sereias, se aprofundando nessas questões pouco exploradas na literatura atual e com isso gerar uma densidade na história, mas o que aconteceu foi justamento o oposto. 
A história é bem juvenil (chegando a beirar o imaturo) toda a trama se passa em volta de Lily, uma garota de 17 anos que possui uma paixão pelo líder da equipe de natação, Brody, e também um relacionamento complicado com seu vizinho Quince, que parece sentir uma satisfação enorme em perturbá-la, isso tudo regado às inseguranças normais de uma adolescente, mas com um pequeno detalhe: ela é uma sereia, e para complicar, além de ser um ser lendário ela ainda é a princesa de um reino marítimo secreto. 
O que me incomodou foi justamento o que destaquei na sinopse, o fato de ela ser uma sereia é apenas um detalhe em toda a história, que poderia muito bem passar como um juvenil contemporâneo se não fosse por isso. A narrativa toda se baseia nas dúvidas e anseios de Lily em relação ao seu amor e suas inseguranças, e mesmo assim toda essa confusão é bem superficial, os personagens não possuem um aprofundamento e, sem contar a protagonista, não são explorados pela autora. Uma narrativa para quem está iniciando o hábito de leitura agora ou que não busca histórias muito profundas, mas não é um livro que eu recomende. 

Livros da série:

1. No Fundo do Amor
2. Eternas Escamas
3. Just for Fins (ainda sem previsão)

2 comentários:

  1. Nem a capa e nem a sinopse me interessaram, e depois da resenha, ai que o interesse caiu de vez.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. Rose, quando vi esse livro até me interessei por ser de sereia e não ter lido nada sobre o assunto até então, e o que me chamou mais atenção foram os comentários sobre o livro do que a capa e a sinopse em si. Bjsss

    ResponderExcluir