4 de junho de 2013

[Livro] Aquele Verão – Sarah Dessen


Livro: Aquele Verão
Titulo Original: That Summer
Autor: Sarah Dessen
Editora: Id
Ano: 2013
Avaliação: 3,5/5
Sinopse: Há muita coisa acontecendo na vida de Haven... Primeiro, o casamento do pai com Lorna Queen, a “Mulherzinha do Tempo” da televisão local. Depois, o casamento da irmã Ashley com o chato Lewis Warsher, que não parece combinar com Ashley de jeito algum. Haven também não consegue ignorar o fato de ter quase um metro e oitenta e cinco de altura e ainda continuar crescendo. Ela mal consegue ver quem ela é agora ou onde ela pode se ajustar.
Então, o antigo namorado de Ashley, Sumner Lee, aparece e reacende as lembranças de Haven do verão quando seus pais eram felizes, a irmã era descolada e despreocupada, e tudo era perfeito... ou pelo menos assim parecia.

Comentários:
Aquele Verão foi minha primeira experiência com a escrita de uma autora que eu tinha muita curiosidade Sarah Dessen. 
Fazia muito tempo que não lia um Y/A (Jovem-Adulto) contemporâneo sem nenhum traço de fantasia, pois geralmente tenho dificuldades com o ponto de vista adolescente, principalmente o feminino – que é  o requisito deste livro – porém a narrativa foi bem estruturada fazendo com que a leitura fosse mais fácil para mim. 
A história é toda focada em Haven e os dramas que ocorrem em sua vida, seus pais se divorciaram e ela tem que conviver com o novo relacionamento do pai, a difícil relação entre irmãs agravada pelo casamento da irmã que se tornou uma criatura difícil de conviver, sem contar as dificuldades de aceitação e identidade próprios de um adolescente. 
A narrativa é em primeira pessoa, toda a história é contada por Haven, mas o livro é recheado de diálogos e flashbacks para que o leitor possa conhecer também outros personagens. A leitura é leve e sem complicação, o ritmo do livro é marcado entre os acontecimentos da vida da personagem principal e como eles afetam sua vida, mudando sua rotina ou fazendo com que ela passe por dificuldades. 
Haven é a típica adolescente com problemas de confiança, que guarda muito de seus sentimentos e em si retém muitas de suas emoções também, porém isso é refletido nos grandes fluxos de consciência durante a narrativa. 
Por ser um livro curto não foi possível explorar os personagens a fundo, todos os conflitos ficam superficiais, como o divórcio dos pais é comentado sempre durante a história, mas a situação não é explorada chegando a mostrar como foram os conflitos dessa situação, e alguns personagens não tiveram a sua participação muito bem explicada pela autora. 
Um ponto negativo da história para mim é a lembrança em que Haven se apega para passar por todos os seus problemas, não senti que foi uma lembrança de tanto peso, mas pela personagem ser uma adolescente acho que a intensidade emocional é mais importante que a lógica. 
O fim foi surpreendente, pois passei o livro todo criando mil teorias para o fim e nenhuma delas acertou o que aconteceu no último capítulo e isso me deixou feliz, não por concordar com o final escolhido, mas por este ser realista e ter me surpreendido. 
Por ser o primeiro livro da autora é possível perceber a imaturidade em sua escrita, no trabalho dos personagens e na evolução do drama, mas como gostei por ser um YA com um drama além da superficialidade vou conhecer outras obras da Sarah Dessen. 

1 comentários:

  1. Quero muito ler algo da Sarah, acho que não vou começar por esse livro para não me decepcionar logo com a autora, beijos :D

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir