17 de novembro de 2013

[Filme] Jogos Vorazes: Em Chamas

Título original: The Hunger Games - Catching Fire
Duração: 146 min.
Direção: Francis Lawrence
Roteiro: Simon Beaufoy, Michael Arndt e Suzanne Collins
Distribuidora: Paris Filmes
Ano: 2013
Avaliação: 5/5
Sinopse: 
O filme dará continuidade a história de Katniss Everdeen, depois que os tributos do Distrito 12 vencem os jogos. Na trama, enquanto uma rebelião contra a opressiva Capital é iniciada, Katniss e Peeta são obrigados a participar de uma edição especial dos Jogos Vorazes, o Massacre Quaternário, que acontece a cada 25 anos. (Fonte: Cinemark)


Comentários: 
Simplesmente essa era uma das estreias que mais aguardei neste ano, meu nível de expectativa e ansiedade estava alto, não assisti muitos trailers nem vi muitas notícias, queria ser surpreendida e, com certeza, fui. Do começo ao fim do filme fiquei presa à tela e sai extasiada da sala do cinema. 

A história segue os acontecimentos do primeiro filme, após Katniss e Peeta voltarem dos jogos eles devem fazer a turnê dos vitoriosos pelos outros distritos porém as coisas se  complicam após Katniss descobrir que sua atitude no final do jogos acabou gerando uma onda de rebelião e ela é pressionada pelo presidente Snow para tentar conter os ânimos mas por fim ela verá que há muito mais que isso em jogo, com a nova edição dos Jogos ela percebe que deve lutar por ela e por todos. 



A produção do filme foi excepcional, Em Chamas é o livro que mais gosto da série e fiquei com medo de que eles não conseguissem passar a quantidade de eventos e detalhes da história, isso é comum em várias adaptações e nessa não foi diferente mas as escolhas de cenas e diálogos foram tão bem feitas que não gerou aquela sensação ruim de que faltava muita coisa. Os cenários estão perfeitos e mal tenho palavras para descrever a arena dos jogos que ficou bem como eu pensei. 

Os atores são um show a parte também, tudo que pudemos ver da atuação de Jennifer Lawrence (Katniss), Josh Hutcherson (Peeta), Elizabeth Banks (Effie), Woody Harrelson (Haymitch), Lenny Kravitz (Cinna) e Donald Sutherland (Presidente Snow) continuaram primorosas nesse e ainda com o acréscimo de Sam Claflin (Finnick), que apesar da minha implicância inicial com a escolha do ator para o papel, pois imaginava algo diferente ficou tão bem no personagem que nem lembro mais o que queria, Jena Malone (Johanna) que deu um brilho e um destaque a personagem maior do que ela teve no livro, roubou a cena algumas vezes e Philip Seymour Hoffman (Plutarch Heavensbee) que no livro não liguei tanto para o personagem mas no filme tem uma participação maior. 

Uma das coisas que mais gosto nos filmes de Jogos Vorazes é que por ser uma mídia diferente do livro é preciso ter um ponto de vista mais amplo então a história não é de Katniss como ocorre nos livros mas, apesar de o enfoque maior ser nela, é possível ver outros pontos de vista e os que mais me chamam a atenção são os do presidente Snow pois assim é possível ver o que ocorre “do outro lado” como as coisas que ele faz se justificam e seus planos. 

Ps: a única coisa que me deixou um pouco incomodada era que queria uma explicação um pouco maior sobre os Jogos Quartenários, fui assistir o filme com algumas pessoas que não tinham lido o livro e senti que essa parte ficou um pouco confusa para elas. 
Um filme muito bom para todos aqueles que gostaram de Jogos Vorazes. 

1 comentários:

  1. Curiosamente ainda não li a série, mas vi ao filme e agora me preparando para assistir a sequência.
    Bjs< Rose.

    ResponderExcluir