30 de novembro de 2013

[Livro] Mago Aprendiz– Raymond E. Feist

Livro: Mago Aprendiz
Titulo Original: The Magician
Autor: Raymond E. Feist
Editora: Saída de Emergência
Ano: 2013
Avaliação: 3/5
Sinopse:
Na fronteira do Reino das Ilhas existe uma vila tranquila chamada Crydee. É lá que vive Pug, um órfão franzino que sonha ser um guerreiro destemido ao serviço do rei. Mas a vida dá voltas e Pug acaba se tornando aprendiz do misterioso mago Kulgan. Nesse dia, o destino de dois mundos altera-se para sempre. Com sua coragem, Pug conquista um lugar na corte e no coração de uma princesa, mas subitamente a paz do reino é desfeita por misteriosos inimigos que devastam cidade após cidade. Ele, então, é arrastado para o conflito e, sem saber, inicia uma odisseia pelo desconhecido: terá de dominar os poderes inimagináveis de uma nova e estranha forma de magia… ou morrer. Mago é uma aventura sem igual, uma viagem por reinos distantes e ilhas misteriosas, onde conhecemos culturas exóticas, aprendemos a amar e descobrimos o verdadeiro valor da amizade. E, no fim, tudo será decidido na derradeira batalha entre as forças da Ordem e do Caos. (Fonte: Skoob)


Comentários:  
Mago, livro de estreia da editora Saída de Emergência.
Assim que soube que a editora portuguesa Saída de Emergência, em parceria com a editora Arqueiro, iria trazer vários títulos de fantasia para o Brasil dei pulos de alegria e logo quis ler Mago, o primeiro livro dessa leva. 
Meus sentimentos em relação a esse livro ainda são meio contraditórios, por um lado fiquei feliz de ler uma história de fantasia fora do padrão atual, apesar de ter elementos básicos como elfos e anões o autor trabalhou o enredo de forma diferente, e por outro lado fiquei decepcionada, pois me deixei levar pelo título achando que teria muita coisa sobre magia e não foi o que aconteceu. 
O foco da história é quase todo no garoto Pug, um órfão que vive no reino de Crydee e está próximo a enfrentar seu Dia da Escolha, em que cada garoto será selecionado por mestres para seguir um ofício e por força do destino Pug acaba como aprendiz do mago Kulgan e isso muda o rumo de sua vida. 
No meio de seu amadurecimento um episódio muda o rumo de todos os personagens, uma invasão de seres estranhos, diferentes de tudo o que já foi visto que mudam toda a rotina e trajetória dos reinos e dão o rumo a história. 
A narrativa de Raymond E. Feist foi um pouco confusa para mim, ele é extremamente descritivo e leva a história para caminhos diferentes, não sendo possível prever o que pode acontecer. A parte confusa foi que muitas vezes os fatos não tinham muita ligação, ele mostra jogadas políticas porém não dá continuidade, mas isso ainda pode ser desenvolvido nos próximos livros. 
Os personagens foram os elementos que mais me chamaram a atenção durante a narrativa. Arutha e Lyam, filhos do rei, são personagens fortes e de presença (pela descrição física, apenas pela física, me lembraram Thor e Loki) e Tomas, melhor amigo de Pug, tem uma boa reviravolta que me deixou bem curiosa para os próximos livros. 
Essencialmente, acho que este livro foi mais uma apresentação para os próximos, não me encantei como achei que iria, achei a narrativa pouco elaborada, mas estou curiosa para saber o rumo que a história terá. 

1 comentários:

  1. Hoje mesmo li uma resenha que falava maravilhas do livro. É bom ler opiniões diferentes. Ainda estou pensando se irei me arriscar em ler.

    http://conversandodragoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir