26 de março de 2014

[Livro] Antes de Dormir – S.J.Watson



Livro: Antes de Dormir
Titulo Original: Before I go to Sleep
Autor: S.J.Watson
Editora: Record
Ano: S.J. Watson
Avaliação: 3,5/5
Sinopse:Todas as manhãs, Christine acorda sem saber onde está. Suas memórias desaparecem todas as vezes que ela dorme. Seu marido, Ben, é um estranho. Todos os dias ele tem de recontar a vida deles e o misterioso acidente que tornou Christine uma amnésica. Encorajada por um médico, ela começa a escrever um diário para ajudá-la a reconstruir suas memórias, mas acaba descobrindo que a única pessoa em quem confia talvez esteja contando apenas parte da história.

Comentários:  
Fiquei felizmente surpresa com o romance de estreia de S.J. Watson. 
Um triller de suspense muito bom, com reviravoltas que deixam o leitor sem fôlego esperando para saber o que irá acontecer nas próximas páginas. Comecei a ler este livro sem muitas expectativas em relação tanto ao enredo como da narrativa e fiquei muito empolgada com o que vi. 
S.J. Watson conta a história de Christine, uma mulher que por algum motivo possui um grave problema de memória e a cada dia em que ela acorda sua memória é “apagada” e ela não sabe direito quem é, onde está, quantos anos possui e como é sua vida, e com isso ela terá que descobrir a cada dia sua identidade e sua história tendo o risco de dormir e perder tudo o que sabe todas as noites. 
A técnica usada pelo autor para contar essa história foi muito boa, o livro é dividido em partes, sendo uma delas uma narrativa em primeira pessoa de Christine e outra um diário que a personagem escreve para poder ajudá-la com seu problema de memória e isso tornou a escrita muito mais intima, além de que tanto o leitor como Christine descobrirem aos poucos os fatos ainda tem aquela sensação de proximidade ao ler o diário dela. Essa parte do diário também possui um outro diferencial (que acho que foi aplicado para não tornar a leitura cansativa), que ao invés de nos depararmos com um tradicional diário, aqui há representações das situações que ocorreram, com diálogos e descrição de cenários, com o fluxo de pensamentos da personagem após as cenas. 
O fato de Christine ter de ser lembrada de todas as informações de sua vida a cada manhã pode passar uma falsa impressão de que a história possa se tornar repetitiva, mas as técnicas do autor em resumir os acontecimentos cotidianos e focar nas novas descobertas empregam um bom ritmo a obra.
A construção do enredo foi outra agradável surpresa, todos os acontecimentos foram muito bem amarrados para levar ao evento final, todo o suspense e tensão são muito bem criados e acentuados pela perda de memória de Christine. 
Os personagens possuem uma construção diferente, toda a história é contada por Christine que além de se esquecer de quem é esquece-se de quem vive a sua volta então não há construção de personalidades, mas um grande detalhamento sobre os personagens que irão construir o panorama da história. 
Como boa parte dos romances iniciantes há pontos na história que poderiam ser melhorados (por exemplo, um pouco depois da metade do livro eu já tinha mais ou menos deduzido o desfecho), porém o que mais me incomodou foi o final que acabou ficando muito em aberto, deixando que uma das propostas da trama não fosse respondida. 
Gostei muito de “Antes de Dormir” uma história de suspense para aqueles que gostam de ficar presos a um livro até descobrir o final. 


0 comentários:

Postar um comentário