23 de abril de 2014

[Filme] Capitão América 2 – O Soldado Invernal


Título original: Captain America: The Winter Soldier
Duração: 135 min.
Direção: Anthony Russo, Joe Russo
Roteiro: Christopher Markus e Stephen McFeely
Distribuidora: Disney / Buena Vista
Ano: 2014
Avaliação: 5/5
Sinopse: Capitão América 2 - O Soldado Invernal se passa dois anos após os eventos mostrados em Os Vingadores - The Avengers. Steve Rogers luta para cumprir seu papel no mundo moderno, em parceria com Natasha Romanoff, também conhecida como Viúva Negra, para derrotar um poderoso e misterioso inimigo na cidade de Washington dos dias atuais. (Fonte: Cinemark)


Comentários:
O que dizer de Capitão América – O Soldado Invernal? No mínimo que é um filme muito bem executado e que tirou uma boa parte das birras que eu tenho com o personagem (a única que ainda restou foi contra sua moral inabalável rs) 

A história seguirá a linha temporal após os acontecimentos de Vingadores, com Steve Rogers tentando se adaptar a essa sua nova realidade e lugar no tempo, mas principalmente com qual seria o seu lugar no “sistema”, a quem ele serve e o que busca. Essa é uma parte muito boa para mostrar que o Capitão é um defensor da liberdade, e no primeiro filme o que ameaçava a liberdade era o nazismo mas agora as coisas são mais complicadas, temos o terrorismo e espionagem tecnológicos, o efeito “big brother”, a invasão da privacidade entre tantos outros problemas dos tempos atuais. O filme trouxe bem essa dificuldade de adaptação do Capitão e a dúvida sobre a quem ele realmente serve. 

Outra parte que valeu muito a pena é a interação dele com a Viúva Negra, que neste longa tem um espaço bem maior e que pôde ser bem trabalhado, já que a personagem não possui um filme próprio foi possível conhecer melhor a russa sem que ela “forçasse” seu espaço dentro do filme. Outro personagem que foi apresentado foi o Falcão, e que também teve umas tomadas muito boas (melhores do que eu imaginei que ele fosse ganhar). 

E agora falando da questão que está no título do filme, o Soldado Invernal para mim está fantástico, entendo que para aqueles que acompanham a história do Sentinela da Liberdade dos quadrinhos as adaptações e mudanças da trama original podem ter incomodado em alguns aspectos, mas para mim elas são totalmente superadas quando penso no rumo que o estúdio quer dar para a saga e no ótimo trabalho que fizeram para apresentar o vilão. Um dos aspectos que mais gostei foi a caracterização do Soldado Invernal, tanto física quanto psicologicamente, o uniforme está fantástico e sua “identidade real” ficou muito bem representada. 
Outro ponto é que para aqueles que, como eu, sentiram falta das cenas de ação no primeiro filme não sofrerão dessa abstinência nessa continuação, as cenas de ação estão fantástica, e não só aquelas que envolvem o Capitão, mas sim todas, desde a perseguição de carro com o Fury, passando pelas lutas da Viúva, até os voos do Falcão culminando nas cenas do capitão (que eu não poderia deixar de citar) já que também o filme teve a preocupação de mostrar que por mais que ele seja um super soldado forte pra caramba ele ainda é humano (resumindo, ele apanha, sente dor, cai, sangra etc.)

Acho que já falei demais sobre o filme mas estou bem empolgada com essa produções do Estúdio Marvel que a cada geração de filmes fica muito melhor, esperando agora os próximos filmes. 

Ps1: Vi a cena tão comentada do caderninho (em uma cena o Capitão pega um caderninho em que está anotado sobre coisas que ele precisa se atualizar, essas informações mudam por país que o filme é rodado) e também me pergunto quem acha que é importante ele saber sobre a Xuxa ??? 
Ps2: A aparição do Stan Lee é muito boa. 
Ps3: Neste filme são duas cenas pós-créditos, na primeira eles deixam um bom gancho pro próximo filme do Vingadores e na segunda talvez algo que venha a influenciar um novo filme do capitão ou algum outro dessa franquia.

3 comentários:

  1. Oi :)

    Eu estou louco para assistir Capitão América 2. O mais incrível na Marvel é que, além dos filme serem inteligentes, cada um depende do outro. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Capitão América 1 eu não gostei, mas todos os indicios me levam a crer que este está melhor. Independente disso, os pimpolhos estão querendo ver.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  3. Melhor filme EVER e a melhor coisa com companhias incríveis!!!! AMO MUITO TUDO ISSO

    ResponderExcluir