16 de julho de 2014

[Livro] Caçadores de Tesouros – James Patterson e Chris Grabenstein


Livro: Caçadores de Tesouros – livro 1
Titulo Original: Treasure Hunters
Autor: James Patterson e Chris Grabenstein
Editora: Novo Conceito
Ano: 2014
Avaliação: 3/5
Sinopse:CAÇAR TESOUROS? ENFRENTAR PIRATAS? MOLEZA! ESSA TURMA É RADICAL! Os pais de Bick Kidd são caçadores de tesouros mundialmente famosos, que desapareceram misteriosamente. Agora, Bick e os seus irmãos Beck,Tommy e Tempestade precisam cumprir a última grande missão de seu pai e sua mãe. Mas a vida dos garotos corre perigo agora que eles estão sozinhos no meio do oceano. Junte-se a esta aventura, na mais perigosa e divertida caçada da sua vida! (Fonte: Skoob)

Comentários: 
Fazia muito tempo, mas muito tempo mesmo, que eu não lia um livro infantil, talvez por isso demorei um pouco para conseguir me envolver na história dos irmãos Kidd. 
Neste livro James Patterson e Chris Grabenstein trazem a história de quatro jovens irmãos Bick e Beck (os mais novos e gêmeos), Tempestade (a irmã com super QI) e Tommy (o irmão mais velho mas não necessariamente o mais esperto). Eles são filhos de navegadores e caçadores de tesouros, passaram suas vidas inteiras no barco da família, o Perdido, foram educados pelos pais e conhecem muito sobre artes, antiguidades, moedas e tesouros perdidos.
Porém em um evento misterioso em Chipre antes do início da narrativa eles perderam a mãe, e um tempo depois, em uma grande tempestade, o pai some e os jovens devem decidir o que fazer desse ponto em diante, continuar com os negócios da família, de algum modo tentar procurar os pais perdidos ou tentarem ser crianças normais. 
Tenho que dizer antes de tudo que, até agora, enquanto escrevo essa resenha, acho que o problema entre esse livro e eu foi a parte leitora dessa equação; sim, acho que na verdade o livro é bom, cumpre o propósito a que se destina mas eu não estava no clima ou em sintonia com o estilo.
A narrativa é bem fluída e rápida, a história é narrada por Bick e ilustrada por Beck, mas eles englobam toda a família. As ilustrações são bem feitas e divertidas, cheias de comentários da personagem. Os diálogos são fluídos e mesmo tendo vários termos náuticos não é difícil se envolver e entender o que está sendo dito. 
Os personagens são bem trabalhados e cada um possui uma característica marcante. Bick e Beck são gêmeos e, acima disso, apesar de terem personalidades diferentes, eles formam uma unidade na história, sendo a parte impulsiva e corajosa. Tempestade é a superinteligente, com memória fotográfica e a parte racional. Tommy é o irmão mais velho que é muito carinhoso e prático. 
O que não consegui me adaptar foi com o estilo dele, fiquei muito tempo procurando uma verossimilhança na história quando na verdade deveria ter me entregue na fantasia, como em um desenho infantil mesmo, em que tudo é possível. 

2 comentários:

  1. Sim Dani!!!!! Nesses livros você tem que se entregar hahahah E ver o mundo criado pelo James =P Tá eu sei... sou totalmente parcial neste caso kkkkk Masssssssssssss é muito divertido esses livros infanto dele. Escola também é muito hilário ^_^
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Dani, gostei demais desse livro, embora sua nota não tenha sido aquela coca-cola toda. Confesso que a diagramação é impecável. As imagens deixam a gente fascinada. Mas é uma pena que você não conseguiu se adaptar ao estilo da obra.

    ResponderExcluir