4 de julho de 2014

[Livro] Cidade dos Anjos Caídos – Cassandra Clare


Livro: Cidade dos Anjos Caídos
Titulo Original: City of Fallen Angels
Autor: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Ano: 2012
Avaliação: 3,5/5
Sinopse:A guerra acabou e Caçadores de Sombras e integrantes do submundo parecem estar em paz. Clary está de volta a Nova York, treinando para usar seus poderes. Tudo parece bem, mas alguém está assassinando Caçadores e reacendendo as tensões entre os dois grupos, o que pode gerar uma segunda guerra sangrenta. Quando Jace começa a se afastar sem nenhuma explicação, Clary começa a desvendar um mistério que se tornará seu pior pesadelo.

Comentários:  
Essa resenha contém spoilers dos livros anteriores. 
Fiquei um bom tempo longe dessa série que gosto tanto para poder dar um descanso da história e poder aproveitar bem a segunda parte da história de Instrumentos Mortais. 
Cassandra Clare nos coloca mais uma vez no universo dos Caçadores de Sombras logo após os acontecimentos de Cidade de Vidro. Com Clary iniciando seus treinamentos de Caçadora aparentemente sua vida está do jeito que ela sempre quis, porém como nada na vida dessa ruivinha parece ser fácil, Jace começa a ficar estranho e distante e Clary se pergunta se o que sempre quis pode durar tão pouco, e acima disso tudo, o que estaria acontecendo com Jace. 
Uma novidade desse novo livro é que outros personagens ganham mais foco do que anteriormente, e o dessa vez é Simon, amigo de Clary, recém-vampiro e que após a grande batalha tem que lidar com duas coisas complicadas, sua vida amorosa, que antes era tão parada e agora está bem movimentada com Isabelle e Maia, e a Marca de Caim. 
Inicialmente essa série deveria ter apenas três livros, mas depois Cassandra Clare decidiu mudar fazendo assim uma “sextologia”, e talvez por esse motivo senti que a  narrativa mudou um pouco se tornando mais arrastada e lenta, a impressão que me passou foi que a autora queria esticar um pouco mais a história, além de também ter sentido a ausência de mais cenas de ação que são tão características da história. Boa parte dessa nova trama é mais sentimental, focada no drama dos personagens. 
Os personagens continuam sendo trabalhados conforme a história vai evoluindo, e com o foco saindo um pouco de Jace e Clary podemos conhecer mais de Simon, Isabelle, Alec e Magnus e isso deixou o livro bem mais interessante (principalmente Alec e Magnus, em minha opinião), mas não gostei das mudanças que Jace sofreu, ele perdeu suas características anteriores e ficou mais introspectivo, claro que na narrativa há uma justificativa mas senti falta de suas tiradas e seu jeito descontraído. 
Apesar das ressalvas continuo gostando bastante dessa serie, o fim é surpreendente e um ótimo gancho para a continuação, mas ainda estou em dúvida sobre o rumo dessa nova parte da história.

4. Cidade dos Anjos Caídos
5. Cidade das Almas Perdidas
6. Cidade do Fogo Celestial

2 comentários:

  1. Quero muito começar a ler esta série, mas ainda não deu. Adoro as capas dos livros.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  2. Também adoro essas capas, e gosto muito da série, estou ansiosa para ler o final :)

    ResponderExcluir