25 de novembro de 2014

[Filme] Jogos Vorazes – A Esperança: Parte 1



Título original: The Hunger Games - Mockingjay : Part 1
Duração: 125 min.
Direção: Francis Lawrence
Roteiro: Danny Strong, Suzanne Collins (autora da obra original)
Distribuidora: Paris Filmes
Ano: 2014
Avaliação: 4/5
Sinopse:Após ser resgatada do Massacre Quaternário pela resistência ao governo tirânico do presidente Snow (Donald Sutherland), Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) está abalada. Temerosa e sem confiança, ela agora vive no Distrito 13 ao lado da mãe (Paula Malcomson) e da irmã, Prim (Willow Shields). A presidente Alma Coin (Julianne Moore) e Plutarch Heavensbee (Philip Seymour Hoffman) querem que Katniss assuma o papel do tordo, o símbolo que a resistência precisa para mobilizar a população. (Fonte: AdoroCinema)

Comentários:
Fui assistir a primeira parte do filme que é a adaptação de um dos livros mais controversos da série de sucesso que difundiu a distopia para o núcleo jovem, fui ver Esperança – Parte 1 da série Jogos Vorazes, e dada sua devida importância vou dizer que o filme não me decepcionou e considerando a parte da história que ele está contando fiquei agradavelmente surpresa com o trabalho. 

A história começa do ponto em que parou o filme anterior, Katniss está no Distrito 13 tentando superar tudo o que aconteceu, mas principalmente sofrendo por Peeta ter ficado para trás durante a fuga que acabou gerando um grande caos em Panem.
Como mencionado no título do filme, essa é a primeira parte da revolução, então não se podia esperar a ação apresentada nos anteriores, agora o foco é o jogo político, pra ser mais específica, na propaganda política, tendo de um lado o Distrito 13 motivando a população a continuar a revolução e do outro a Capital que quer convencer o povo que as coisas estavam boas do modo que eram levadas.

Um dos pontos que mais gostei desse filme foi que ele conseguiu adaptar de uma forma fluída a primeira parte do livro (que é bem parada e repetitiva). Eles focaram bem nas jogadas políticas e em como Katniss é manipulada para que se torne o rosto da revolução, e como na verdade ela não quer participar de tudo isso. O filme vai encaminhando e montando as peças para  segundo, em que a ação vai acontecer, é um filme introdutório. 

Sobre os atores a cada vez que há uma adaptação nova eles se encaixam melhor ao papel, Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson e Liam Hemsworth estão se consagrando em seus papéis, mas nesse filme um dos destaques é para Julianne Moore, que entra representando a presidente Alma Coin, e conseguiu trazer todas as características de sua personagem, a frieza e calculismo com que rege suas decisões, mas em contraponto com a figura quase que materna para os que a seguem. E não posso deixar de mencionar o quanto foi emocionante ver o Philip Seymour Hoffman que tem um grande destaque como um conselheiro, ou até marketeiro da presidente, o que me faz questionar como será a continuação sem ele. 

Esse é um filme introdutório, sem muita ação, mas com cenas emocionantes e um bom gancho para o que está por vir. 

1 comentários:

  1. Oi Dani, não li esta série ainda, e vi apenas o filme 1, do qual gostei bastante. Com certeza é uma série que me interessa, seja nas telonas, seja nos livros.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir