18 de janeiro de 2015

[Livro] Se eu ficar – Gayle Forman



Sinopse:Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas. (Fonte: Skoob) 

Comentários:
Demorei muito para finalmente ler Se eu ficar, e até hoje já tinha visto diversas críticas tanto em relação ao livro quanto ao filme, com isso minhas expectativas estavam quase nulas e acho que isso me ajudou, pois apesar de ser tratar de um tema um pouco denso achei um livro agradável e uma leitura leve para um momento de distração, não é uma obra para mudar a vida, a narrativa possui algumas resalvas, mas também, para mim, não foi tão ruim quanto imaginei que seria.

O livro traz a narrativa em primeira pessoa toda pelo ponto de vista de Mia, e nessa questão não poderia ser diferente já que após um grave acidente de carro ela se vê “fora de seu corpo” enquanto está na UTI e deve decidir, em meio a toda a tragédia que lhe aconteceu, se deve lutar para continuar viva ou não.

Se eu ficar me agradou em vários aspectos, um deles foi a fluência da narrativa, o livro é curto e o li de um dia para outro (como há muito não fazia) o tema é um pouco pesado, uma adolescente que tem que lidar com a morte dos familiares e a difícil escolha se deve ou não continuar viva, mas a leitura é leve e fluída, quando se percebe o livro já terminou.

Um dos aspectos narrativos que eu gostei, e que foi diferente, foi a crueza com que a personagem encara tudo o que aconteceu, como ela descreve a cena do acidente e sua situação na UTI, não há muitas firulas ou metáforas, ela narra exatamente o que vê.

A autora escolheu um recurso narrativo para contar mais sobre a personagem enquanto ela está em coma que me agradou, foi o uso de flashbacks intercalando situações do presente com referencias passadas para poder mostrar além da interação de Mia com seus familiares, amiga e namorado, um pouco da personalidade de cada um que a rodeia, e tinha tudo para dar muito certo, mas em alguns momentos os flashbacks ficam um pouco desconexos, pois eles não seguem uma linha temporal linear, então não há uma progressão do envolvimento dos personagens, uma hora eles já se conhecem e são amigos ou namorados, em outra ainda são estranhos um ao outro, assim é difícil o leitor sentir a progressão dos sentimentos e criar empatia, acabam sendo informações lançadas durante o texto sobre a história dos personagens.

Achei o relacionamento de Mia e Adam mais verossímil que a maioria dos romances que li, sim eles tem  aquele toque de paixão e magia característico dos livros de romance, mas mostra que nem tudo são flores, eles são diferentes mas não se anulam e por estarem na fase de determinarem seus destinos eles brigam e isso é bem real em um namoro adolescente.

Um ponto que não gostei muito foi o final, eu entendo que o livro possui uma continuação (Para onde ela foi), mas acho que uma história deve se encerrar por sim, e Se eu ficar acaba em um momento de grande clímax mas sem um desfecho definido, sendo que uma grande parte das questões não foram resolvidas, e eu acho que ficaram para o próximo livro mas queria um ponto mais definido, um prólogo por exemplo. E, para mim, não via a necessidade da entrevista com os autores que interpretaram os papéis principais na adaptação cinematográfica, não acrescentou muita coisa a obra como um todo, eu preferia encontrar outros recursos que completassem o livro, como por exemplo, uma lista com todas as referências musicais citadas durante a história, já que a música é um tema de peso e presente durante toda a narrativa.

Um bom livro para uma tarde descontraída de leitura, estou curiosa para descobrir como continuou a história, mas não com uma grande ansiedade, acho que vou esperar uma próxima tarde tranquila para ler Para onde ela foi.

Livros Se eu ficar: 
1 – Se eu ficar
2 – Para onde ela foi


Título Original: If I stay
Autor: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Ano: 2014
Número de páginas: 224
Avaliação: 3/5 

2 comentários:

  1. Oi Dani, li este livro já tem uns 3 anos, acho eu. Gostei muito da leitura e me emocionei ao longo do livro. Concordo contigo, o romance deles tem um pé na realidade o que deixou a leitura ainda melhor.
    bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostei da leitura Rose, um romance bem rápido, agora quero pegar a continuação. Bjsss

      Excluir