14 de janeiro de 2015

[Série] Criminal Minds – Primeira Temporada


Criminal Minds é uma série que está em minha lista de preferidas desde a sua primeira temporada e justamente por isso decide rever a série e trazer para o blog um pouco dessa equipe e desse roteiro que gosto tanto.

Nesta primeira temporada somos apresentados a essa divisão especial de investigação do FBI – a UAC (Unidade de Análise Comportamental) que é especializada em investigar serial killer e traçar perfis psicológicos.

A equipe é composta por: Aaron Hotchner (Thomas Gibson), chefe da unidade, Jason Gideon (Mandy Patinkin), Derek Morgan (Shemar Moore), Dr. Spencer Reid (Matthew Gray Gubler), Jennifer Jareau (A.J. Cook),  Elle Greenaway (Lola Glaudini), agentes especiais, e Penelope Garcia (Kirsten Vangsness) como técnica analista. E é nesses personagens que a série tem sua força, eles foram muito bem construídos e possuem traços de personalidade extremamente marcantes, Aaron é sério, Gideon o mais experiente, Derek e Elle são mais ativos, J J é mais humana, e os personagens com mais destaque (pelo menos pra mim): Reid, o jovem gênio que com sua inteligência ajuda a resolver os casos, e o alívio cômico Penelope Garcia que é caracterizada no exagero. Além de bem construídos os atores se entrosaram bem e é possível ver neles algo acima da equipe, algo familiar.


Tirando o elemento humano os casos apresentados são fascinantes. A série aborda dois elementos que geram curiosidade e interesse, os seriais killers e o foco principal da investigação: a análise comportamental, o que há por trás dos assassinatos e como cada caso é único. Trazendo essa abordagem diferente a série ganhou espaço em meio a tantas outras e merece a atenção que tem, os capítulos em sua maioria são fechados, abordando um caso por vez e trazendo diversos tipos de assassinos e suas psicopatias tendo também em seus episódios um pouco da vida de cada integrante da equipe.  

O último episódio fecha bem a série com um gancho e tensão enormes para o começo da segunda temporada. 

Título Original: Criminal Minds
Temporada: Primeira
Ano: 2005/2006
Criador:  Jeff Davis e Janine Sherman Barrois
Emissora: CBS
Episódios: 22
Avaliação: 4/5

2 comentários:

  1. Oi Dani, também amo esta série, principalmente o Morgan (S2). Eu revi a série desde o início no ano passado e acabei conhecendo alguns capítulos que não tinha visto na época. Não sei você, mas acho que a evolução dos personagens foi muito boa.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  2. Oi Rose, nem fala, mas meu personagem preferido é o Reid (nerd fofo do coração rs), estou com o projeto de rever tudo também e é bem perceptível a evolução deles, o que é uma das melhores partes do programa. Bjssss

    ResponderExcluir