4 de fevereiro de 2015

[Maratona Oscar 2015] Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)



Sinopse:No passado, Riggan Thomson (Michael Keaton) fez muito sucesso interpretando o Birdman, um super-herói que se tornou um ícone cultural. Entretanto, desde que se recusou a estrelar o quarto filme com o personagem sua carreira começou a decair. Em busca da fama perdida e também do reconhecimento como ator, ele decide dirigir, roteirizar e estrelar a adaptação de um texto consagrado para a Broadway. Entretanto, em meio aos ensaios com o elenco formado por Mike Shiner (Edward Norton), Lesley (Naomi Watts) e Laura (Andrea Riseborough), Riggan precisa lidar com seu agente Brandon (Zach Galifianakis) e ainda uma estranha voz que insiste em permanecer em sua mente. (Fonte: Cinemark) 

Comentários: 
Seguindo a maratona de filmes decidi assistir a um que eu tinha muito receio, não tinha visto muitas críticas e comentários antes e não sabia muito o que esperar, e com essa sensação que fui assistir Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) e depois de muita confusão e reflexão decide que não gostei do filme.

Com tomadas em movimento e uma boa parte do filme sendo rodada dentro de um teatro Birdman traz um ator que ficou famoso devido a sua participação em filmes de super-herói, porém depois de tempos ele decide retomar sua carreira como um ator, diretor e roteirista de teatro em uma peça que está para estrear e  vai ter que lidar com todas as situações inusitadas apresentadas a ele. 

O filme se passa em quase toda a sua duração em apenas um cenário, o teatro em que a peça irá acontecer, confinando os personagens e os impossibilitando de escapar dos dramas e confrontos, com uma câmera em movimento que segue cada ator temos uma perspectiva mais focada e situações isoladas, com isso sem noção da amplitude de tudo o que está acontecendo. 

Na verdade o filme para mim foi todo um incomodo, estranhei os personagens, o modo de filmagem e a linearidade da história, não consegui me envolver com a história e a cada momento novo a única pergunta em minha mente foi WTF ????, porém o que me fez realmente decidir que não gostei do filme foi que ele se perdeu em suas críticas se tornando também um alvo dela. 

Bons argumentos são levantados no filme, o papel do ator, a diferença entre um blockbuster e o teatro e se ambos seriam formas de arte, o papel do crítico e do ator, entre outros, além  de muitas referências e situações de outros filmes e atores foram utilizadas para mostrar e criticar esse mundo do artístico, mas achei que o filme perdeu o tom e o rumo, e com isso a mensagem que queria passar. 



Título original: Birdman
Duração: 118 min.
Direção: Alejandro González Iñárritu
Roteiro: Alejandro González Iñárritu, Nicolás Giacobone, Alexander Dinelaris e Armando Bo
Elenco: Michael Keaton, Zach Galifianakis, Edward Norton, Emma Stone, Naomi Watts, Andrea Riseborough, Amy Ryan, Lindsay Duncan
Distribuidora: Fox Films
Ano: 2015
Avaliação: 2,5/5

0 comentários:

Postar um comentário