24 de fevereiro de 2015

[Maratona Oscar 2015] Um balanço e os vencedores.


Primeiramente quero dizer que esse post era para ter ido ao ar ontem, porém uma correria no trabalho gerou um pequeno atraso aqui, mas ainda devia um encerramento dessa Maratona que tomou minhas últimas semanas e foi uma experiência que me agradou muito e já estou pensando em melhorias pra próxima. 




Um balanço: 

Para quem acompanha o blog há mais tempo sabe que não tenho costume de ver tantos filmes em sequência, adoro um cinema ou filme em casa, mas com os livros e a séries tento dividir meu tempo com tudo, porém durante a maratona meu foco foi basicamente os filmes, o que me levou a conhecer muitas obras boas, rever atores que adoro, contestar certos conceitos e ainda ter uma lista de filmes que quero ver. Como prometi no post de abertura meu foco era assistir aos indicados de Melhor Filme e Melhor Animação, em relação aos de melhor filme consegui cumprir a meta, adorei uma boa parte dos filmes que vi tendo entre meus preferidos Selma, Whiplash e Boyhood. E tendo entre os que menos gostei Sniper Americano e Birdman (sim, sim, eu não gostei de nenhum dos dois, pronto, falei). Os de melhor animação eu quase consegui cumprir, faltando apenas o Song of the Sea pelo simples motivo que não achei esse filme para ver em lugar nenhum rs (e a resenha de O Conto da Princesa Kaguya foi feita pela minha amiga Keiko). Assisti a mais dois filmes fora dessas duas categorias: Foxcatcher e O Juiz. Gostaria de ter visto muitos outros filmes, mas os que mais fiquei triste por não conseguir assistir antes da premiação foram os que faltaram da categoria Melhor Atriz.  

Para a próxima: 

Eu achei essa maratona bem satisfatória, então tenho poucas coisas (agora) que quero mudar para a maratona de 2016, mas a mais essencial é começar antes, eu iniciei a maratona um tempo depois dos candidatos serem anunciados e era lógico que eu não ia conseguir ver tudo, mas para o ano que vem quero começar mais cedo além de já assistir aos que forem premiados em celebrações anteriores ao Oscar, pois já é possível especular quem serão os candidatos por essas outras premiações. 

Os vencedores: 

Agora vou colocar a lista dos vencedores do Oscar 2015 com alguns comentários esporádicos:  

Melhor Filme:
Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)

(Aqui é minha revolta maior, como mencionei acima não gostei do filme, não entendo toda a idolatria gerada por ele e acima de tudo não acho que ele mereça essa premiação por vários motivos, mas não posso afirmar que foi inesperada, devido a comentários que eu acompanhei pela mídia e outras premiações imaginei mesmo que ele fosse levar, mas realmente queria que outro filme tivesse ganhado)

Melhor Diretor
Alejandro González Iñarritu (Birdman)

(Aqui é minha outra revolta, não tanto por não gostar do filme, mas por achar que o trabalho  de Richard Linklater em Boyhood era o que mais merecia a premiação por todo o seu trabalho durante doze anos com essa produção)

Melhor Ator
Eddie Redmayne (A Teoria de Tudo)

(Gostei dessa premiação, achei o trabalho de Eddie Redmayne muito bom ao interpretar o Stephen Hawking) 

Melhor Atriz
Julianne Moore (Para Sempre Alice)

Melhor Ator Coadjuvante
J.K. Simmons (Whiplash - Em Busca da Perfeição)

(Fiquei tão feliz com essa categoria que até dei um pulo de felicidade quando ele foi anunciado, realmente o trabalho de Simmons está espetacular e é uma das coisas mais marcantes em Whiplash)

Melhor Atriz Coadjuvante
Patricia Arquette (Boyhood - Da Infância à Juventude)

(Outra que merece o prêmio, afinal manteve seu trabalho muito bom durante doze anos, e em vários momentos sua atuação era o que salvava as cenas)

Melhor Roteiro Original
Alejandro G. Iñarritu, Nicolás Giacobone, Alexander Dinelaris, Jr. e Armando Bo (Birdman)
(Bom acho que já deu pra perceber minha opinião sobre Birdman rs)

Melhor Roteiro Adaptado
Graham Moore (O Jogo da Imitação)
(Eu estava torcendo por Whiplash mas fiquei feliz com a premiação)

Melhor Filme Estrangeiro
Ida, de Paweł Pawlikowski (Polônia)

Melhor Animação
Operação Big Hero

(Outra que me deixou bem feliz, pelos padrões anteriores imaginei que o Kaguya ia levar, não que ele não merecesse, mas sou fã do Baymax rs)

Melhor Documentário
Citizenfour

Melhor Canção Original
"Glory" (Selma)

(Premiação polêmica mas totalmente merecida, para mim era a melhor música mesmo mas mesmo assim não serviu para fazer com que a falha da academia em esquecer desse filme em outras categorias fosse apagada)

Melhor Trilha Sonora Original
Alexandre Desplat (O Grande Hotel Budapeste)

Melhor Direção de Fotografia
Emmanuel Lubezki (Birdman)

Melhor Montagem
Whiplash - Em Busca da Perfeição

Melhor Figurino
O Grande Hotel Budapeste

(Os figurinos estavam lindos, totalmente merecido)

Melhor Maquiagem e Penteado
O Grande Hotel Budapeste

Melhor Direção de Arte
O Grande Hotel Budapeste

Melhor Mixagem de Som
Whiplash - Em Busca da Perfeição

Melhor Edição de Som
Sniper Americano

Melhores Efeitos Visuais
Interestelar

Melhor Curta-Metragem
The Phone Call

Melhor Curta-Metragem de Documentário
Crisis Hotline: Veterans Press 1

Melhor Curta-Metragem de Animação
O Banquete

(Ameiii esse curta, apesar de não ter visto os outros, fiquei feliz quando esse levou) 

0 comentários:

Postar um comentário