10 de abril de 2015

[Novidades] Reedição da Coleção Vaga-Lume


Sabe aqueles livros que fizeram parte de sua infância, integraram as sugestões de obras a serem lidas em sala de aula ou constaram nos cartões de empréstimo das bibliotecas, também eram uma boa pedida de presente para aqueles que não queriam dar brinquedos, ou uma herança de um parente que guardava memórias carinhosas dessas leituras e decidiram passar para a geração futura o que aprenderam nas palavras e nos mundos desses personagens. Assim é a Coleção Vaga-Lume, livros que marcaram gerações e neste ano ganharão uma reedição para dez de seus títulos. 


A Coleção Vaga-Lume é uma coletânea de obras voltadas para o público infanto-juvenil lançada pela Editora Ática desde o ano de 1972. As obras são umas das mais requisitadas pelos professores para usos didáticos, porém, devido a sua longa duração, também são conhecidas pelas novas gerações por indicações de parentes ou pessoas próximas mais velhas que guardam na memória as experiências vividas com esses livros tão conhecidos. 

Este ano, no mês de agosto, em homenagem aos cinquenta anos da Editora Ática, serão lançadas reedições de dez títulos dessa coleção, que contarão com novas ilustrações e capas que brilham no escuro. Veja abaixo a lista das obras que serão reeditadas: 

A aldeia sagrada


Resumo: Fugindo da seca do sertão baiano, Didico descobre o arraial de Canudos, em 1897, no momento em que a guerra dos militares contra Antônio Conselheiro chega ao auge. (Fonte: Editora Ática)

Os barcos de papel

Resumo: Quito, Miguel, André e Josoé resolveram explorar a caverna que encontraram durante um passeio. Mas a excursão se transforma em um perigo: o grupo se perde. E parece que a caverna esconde mais surpresas que eles podiam imaginar... Como escapar dessa situação? (Fonte: Skoob)

Tonico

Resumo: Pobre e órfão de pai, Tonico sonha com sua independência e começa a trabalhar como engraxate, percorrendo as ruas com o amigo Carniça. Nesse percurso, os pobres meninos não têm medo da vida. (Fonte: Livraria Cultura)

O feijão e o sonho

Resumo: História do poeta Campos Lara e sua mulher Maria Rosa - ele, um sonhador voltado para o seu ideal de criação, disposto a todos os sacrifícios para viver de sua literatura; ela, uma mulher pé no chão, valente e batalhadora, às voltas com o trabalho da casa e a criação dos filhos, inconformada com o diletantismo do marido e sempre a exigir dele mais empenho, mais feijão e menos sonho, para garantir o sustento da família. (Fonte: Livraria Cultura) 

Spharion

Resumo: Crimes misteriosos relacionados a fenômenos paranormais desafiam a imaginação do leitor, numa sequência de enigmas. (Fonte: Skoob)

A ilha perdida

Resumo: Eduardo e Henrique resolvem explorar uma misteriosa ilha e descobrir se as histórias que ouvem sobre o lugar são reais. Acabam se envolvendo em uma grande aventura em que um velho sábio ensina o respeito e o amor à natureza. (Fonte: Livraria Saraiva)

O escaravelho do diabo

Resumo: Vítimas ruivas recebem um escaravelho antes de serem assassinadas. Essa é a única pista de que Alberto dispõe para chegar àquele estranho criminoso. Qual a relação entre ruivos e escaravelhos? Quem será o próximo? (Fonte: Livraria Cultura)

A Turma da Rua Quinze

Resumo: O desaparecimento de um amigo leva a turma da rua a investigar um casarão suspeito, onde vive um homem com uma grande cicatriz no rosto. (Fonte: Livraria Saraiva)

Deu a Louca no Tempo

Resumo: Um secador de cabelos, quatro garotos criativos e uma feira de ciências. A partir desses ingredientes surge um invento que hipnotiza várias pessoas e traz para nossos dias figuras famosas da história. (Fonte: Livraria Saraiva)

Açúcar Amargo

Resumo: As dolorosas descobertas de Marta, que é expulsa com a família da terra em que trabalhava e conhece a dura vida de boia-fria. (Fonte: Livraria Saraiva)

2 comentários:

  1. Oi Dani, que notícia boa! realmente esta coleção fez parte de muitas infâncias, inclusive a minha. Coincidência ou não, peguei esta semana emprestado da minha sobrinha o livro O Escaravelho do Diabo, um dos melhores na minha opinião.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  2. Também fiquei muito feliz com a notícia Rose, e quando estava montando a postagem fiquei com vontade de reler vários, deu saudade rs. Bjsss

    ResponderExcluir