21 de maio de 2015

[Evento] Encontro Blogs de Letras



No último dia 12 foi realizado o encontro do Blogs de Letras, e dessa vez a editora convidada foi a Editora Livros de Safra, que compareceu com seu editor Marcelo Candido e com seu autor PJ Pereira para divulgar o lançamento do terceiro livro da trilogia Deuses de Dois Mundos, O Livro da Morte. 

Foto: Leitora Compulsiva


Com esse encontro conseguimos conhecer um pouco mais sobre a editora e a trajetória de Marcelo, um empreendedor, que passou por vários caminhos até chegar à Livros de Safra (desde uma primeira editora aventureira, aquisição de experiência do mercado, mudança de áreas, problemas com contratos assinados sem ler – não façam isso – felizes coincidências até um novo objetivo com sua editora). 


Logo após tivemos um bate-papo muito legal com PJ Pereira sobre sua trilogia Deuses de Dois Mundos, e para mim foi uma experiência muito proveitosa, primeiro pois eu já tinha uma grande curiosidade para ler esses livros, afinal é uma mitologia diferente, bem característica de nosso país e tão pouco explorada, e acima disso, vista com maus olhos e com um preconceito descabido, para mim esses livros já se mostravam inovadores, e ao ouvir sobre como JP Pereira decidiu por escrever sobre orixás da mitologia africana me deixou ainda mais ansiosa para conhecer essa história. O autor escolheu partir de uma religião que ele próprio, por motivos de criação e de pré-julgamentos, tinha medo e preconceito. Ele decidiu que queria estudar mais sobre o candomblé, com isso ele efetuou uma larga pesquisa até poder ambientar sua trama, baseada nos orixás. 


Muitos aspectos da sua obra foram tratados, as características de alguns orixás, a construção dos seus personagens, o cenário duplo em que sua história é ambientada, o processo de escrita e planos futuros (que ainda estão em fase inicial). 
Um dos pontos altos desse encontro foi a melhor interação entre blogueiros para debater diversos assuntos, um deles (aproveitando que JP Pereira é um publicitário) foi sobre o marketing e a publicidade usados no mercado editorial, até um pequeno debate sobre os possíveis futuros rumos que a blogosfera poderá tomar, tendo sempre em conta que o mais importante é sempre conseguir manter a personalidade e a opinião do blogueiro. 

Foto: Leitora Compulsiva

Mais um encontro muito bom, regado a amigos, conversas, trocas de opiniões e, guiando tudo isso, a literatura. 

Foto: Memories of the Angel

1 comentários:

  1. Oi Dani, uma pena que na última hora não deu para eu ir.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir