19 de maio de 2015

[Filme] Cinderela


Sinopse: 
Após a trágica e inesperada morte do seu pai, Ella (Lily James) fica à mercê da sua terrível madrasta, Lady Tremaine (Cate Blanchett), e suas filhas Anastasia e Drisella. A jovem ganha o apelido de Cinderela e é obrigada a trabalhar como empregada na sua própria casa, mas continua otimista com a vida. Passeando na floresta, ela se encanta por um corajoso estranho (Richard Madden), sem desconfiar que ele é o príncipe do castelo. Cinderela recebe um convite para o grande baile e acredita que pode voltar a encontrar sua alma gêmea, mas seus planos vão por água abaixo quando a madrasta má rasga seu vestido. Agora, será preciso uma fada madrinha (Helena Bonham Carter) para mudar o seu destino... (Fonte: Cinemark)

Comentários:
Sabe aquele filme que  por mais que você não tivesse expectativa mesmo assim não te agradou, essa foi minha relação com Cinderela. 



Acima de não ter expectativa eu estava com um pé atrás com esse filme, já pelo trailer pude ver que ele não era o tipo que me agradaria, porém como não podemos nos render ao preconceito mesmo assim fui ver, mas eu não estava errada, realmente esse não é o tipo de longa que me agrade. 

A história não foge muito das bases criadas no desenho da Disney em seu princípio, porém mostra mais da infância de Ella, contando como ela era uma criança feliz com uma mãe e um pai que a incentivavam a acreditar em magia, a conversar com animais e ter bons valores. Seu pai, um caixeiro viajante, sempre trazia uma lembrança para a pequena Ella e eram uma família feliz até que sua mãe adoece e quando está preste a morrer ela pede apenas que ela jure algo, a ser sempre gentil e ter coragem, e esse juramento guiou a vida da jovem. 


Após anos o pai de Ella conhece outra mulher e se casa, trazendo para convívio da garota uma Madrasta e duas irmãs postiças que não gostavam da jovem e a tratavam como criada e quando o pai de Ella falece elas maltratam ainda mais a pequena acabando por a apelidarem de Cinderela. 

No meio desse caos ela encontra Kay, um aprendiz, e isso irá mudar sua vida. Não creio que haja spoiler na história de Cinderela, mas para não falarem nada pararei de contar por aqui, mas vou dizer que os elementos de magia e romance foram mantidos. 


Agora vou dizer o que não me agradou, achei o filme um pouco brega, as cenas de romance não pareceram naturais e o casal em si não me convenceu. 
As tomadas eram previsíveis, contendo todos os clichês de romance, a troca de olhares, a conversa bem humorada, até a cena com a chuva quando há uma virada na vida da personagem, enfim, não achei que o roteiro inovou muito além do que o desenho já tinha trazido, há um pouco mais sobre a infância de Ella e sobre a vida do príncipe, porém nada que dê um diferencial ao filme. 

O casal não teve química para mim, simplesmente não conseguiram me passar todo o romantismo que eu esperava, tiveram poucas cenas entre eles que eu achei realmente boas, a única que me agradou, mas mais pela fotografia e montagem, foi a parte do baile. 



O roteiro se mostrou extremamente repetitivo e pecou por não explorar muito pontos interessantes, como, por exemplo, o ponto da própria madrasta que ganha apenas uma fala de profundidade no fim e que poderia ter sido melhor trabalhada, e se eu ouvisse mais uma vez sobre ser gentil e ter coragem eu desistiria do filme, de tanto que essa fala foi repetida, acho que há jeitos mais criativos de reforçar uma mensagem do que repeti-la a exaustão até o público decorá-la. 

Sei que alguns argumentarão que esse é um filme infantil, porém acho que hoje as crianças já conseguem acompanhar tramas mais elaboradas e melhor construídas e que manter uma adaptação live action tão próxima da animação e sem grandes inovações não me agrada, já que o desenho tem sua magia no visual e nas músicas, coisas que também não foram usadas nessa nova adaptação. 



Ps: quase esqueci de comentar sobre o curta de Frozen que passa antes do filme, e ele é simplesmente muito fofo, com mais da relação de Elza com Ana e, claro, com Olaf para dar abraços quentinhos. 




Título original: Cinderella
Duração: 105 min.
Direção: Kenneth Branagh
Roteiro: Chris Weitz
Elenco: Lily James, Richard Madden, Cate Blanchett, Helena Bonham Carter, Holliday Grainger, Sophie McShera, Stellan Skarsgard, Nonso Anozie
Distribuidora: Walt Disney
Ano: 2015
Avaliação: 2,5/5







2 comentários:

  1. Eu não me interessei em ir ver, pelo visto não perdi muita coisa.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dani,
    Não me animei em ver esse filme no cinema. Quem sabe quando aparecer na TV a cabo eu dê uma chance, mas mesmo assim não vou criar expectativas.
    Mas preciso fazer um comentário sobre essa atriz que faz a Cinderela: que meleca de sobrancelha preta e grossa é essa? kkk
    Beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir