1 de maio de 2015

[TAG] Abrigo Nuclear


Depois de uma loucura de trabalho quero agora tentar criar uma nova rotina para o blog, e nela vou tentar responder uma Tag por mês, sendo essa a primeira da fila. Eu vi essa Tag no vlog da Pam, do Garota It, e ela foi criada pela Taryne do LiteratourTV

Nessa Tag o cenário apresentado e que após uma catástrofe mundial eu posso me refugiar em um abrigo nuclear onde estão montando uma biblioteca (ainda bem que alguém pensou nos livros durante um cataclisma, eu pensaria rs). Com isso eu tenho direito a levar 10 (só dez, snif) livros seguindo algumas categorias, que são: 


1) Um clássico que precisa ser lido. 


Aqui pensei em alguns para mencionar, mas claro que não poderia deixar de fora o que foi minha inspiração pra tanta coisa, que era o motivo do antigo nome do blog (Olhos de Ressaca), claro que não poderia ir para um abrigo nuclear sem ele, então minha escolha é o Dom Casmurro, de Machado de Assis. 

2) Um livro que está na sua fila de espera há tempos


Também tinha muitas opções para esse tópico, mas se eu pensar em um livro que eu quero ler há muito tempo e que não sai da fila de espera vou mencionar minha coleção de O Tempo e o Vento (ok, não é um livro, mas estou contando como se fosse rs). Ela é uma coleção linda, porém grande e pesada para ler no dia a dia e já que estarei presa em um abrigo nuclear acho que é o cenário perfeito para por essa leitura em dia.

3) Que tem um ótimo elenco de personagens.


Aqui fiquei em dúvida entre dois livros, mas acabei escolhendo o Queda de Gigantes, do Ken Follett, pois ele baseia fatos históricos em seus personagens, que interagem e humanizam grandes acontecimentos que para nós estão tão distantes. São seus personagens que dão alma ao livro, são as famílias que ele trata que irão trazer ao leitor os distantes acontecimentos históricos, criando uma empatia com situações que para nós não eram mais do que matéria das aulas de história. 

4) Que não sai da sua mesa de cabeceira


Assumo que não tenho um livro fixo que fique em minha cabeceira, eles são rotativos, escolhidos conforme minha paixão do momento, e hoje posso dizer que o livro que não sai da minha cabeceira é Outlander – A viajante do tempo, da Diana Gabaldon. Essa é minha mais nova paixão e que ainda não conseguiu ser suplantada e ainda vai me matar de ansiedade na espera pelos próximos livros da série.

5) Que te provocou reações físicas


Aqui não pensei muito, vou citar Marley & eu simplesmente por ter sido o único livro que me fez chorar. Calma, vou explicar:  eu normalmente não choro com livros e filmes, posso me emocionar, me solidarizar, mas não choro. Porém esse livro tratou do meu único ponto fraco: animais. Não consigo ver, ler ou ouvir um animal sofrendo por qualquer motivo, e com isso, no fim desse livro, eu estava chorando litros. 

6) Que te ganhou pelo título


Adoro título de livros, daqueles diferentes, que não dizem muito sobre o enredo mas que têm impacto, porém até hoje não li muitos livros assim, mas vou citar um título que me intrigou e fui ler o livro apenas por ele, o Memórias de minhas putas tristes, do Gabriel Garcia Márquez. 

7) Te fez pensar sobre ele por vários dias


Aqui nem pensei muito para escolher, o A máquina de fazer espanhóis, do Valter Hugo Mãe. Uma leitura densa em uma escrita fora do padrão, durante a história Valter Hugo acabou comigo, com tantos temas pesados e uma complexidade emocional, tudo isso retratado em uma situação tão real que quando terminei o livro ainda demorei uns dias para poder digerir todos os efeitos que ele causou em mim. 

8) Que você acha que todo mundo iria gostar


Harry Potter, até hoje não achei alguém que não tenha gostado, e ainda acho que irá encantar gerações (e não poderia deixar de levar Harry Potter para o abrigo). 

9) Leu por obrigação e ainda assim gostou


O retrato de Dorian Gray, tive que ler para a faculdade e acabei me encantando com a complexidade do livro, sem contar que meu apego não se deve ao personagem principal, Dorian Gray, mas sim a Lorde Henry – na minha opinião, se essa história tem um vilão, é ele. 

10) Amou ganhar de presente. 


Nem precisei pensar muito: Harry Potter, das páginas para a tela. Ganhei esse livro do meu amor e foi minha felicidade, ele vai trazer muitos materiais sobre a adaptação do Harry Potter e é um livro lindo. 

Deixo aqui para quem quiser fazer também :)

6 comentários:

  1. Oi Dani, acho que você já está careca de saber, mas não li nada do bruxinho ainda. Marley e eu acabei vendo só o filme, que me levou às lágrimas. Outlander é o meu xodó também.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim, por isso vou levar Harry pro abrigo, pra você ler rs. Bjsss

      Excluir
  2. Vou responder a Tag lá no blog ;)
    A única resposta que bate com a sua é do Marley, e pelos mesmos motivos rs
    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahah responde sim Paty, ah nem fala, Marley é lágrimas quase na certa rs. Bjsss

      Excluir
  3. Oi, Dani.
    Como assim só 10? Pode ser 10 séries completas? rs...
    Não quero nem pensar em ter que escolher só 10 livros da minha estante! Já comecei a tremer só de pensar...
    Posso negociar? Em vez de escolher 10 livro, levo o meu e-reader com 5 mil e uma bicicleta geradora de energia!! Pronto!!!!!
    Problema resolvido!!! kkkkkkkk
    Beijos
    Camis - Blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahha nem fala Camis, selecionei aqui com o coração na mão, acho que na práica ia tentar levar tudo na marra rs. Bjsss

      Excluir