28 de junho de 2015

[Filme] Jurassic World - O Mundo dos Dinossauros



  
Sinopse: O Jurassic Park, localizado na ilha Nublar, enfim está aberto ao público. Com isso, as pessoas podem conferir shows acrobáticos com dinossauros e até mesmo fazer passeios bem perto deles, já que agora estão domesticados. Entretanto, a equipe chefiada pela doutora Claire (Bryce Dallas Howard) passa a fazer experiências genéticas com estes seres, de forma a criar novas espécies. Uma delas logo adquire inteligência bem mais alta, logo se tornando uma grande ameaça para a existência humana. (Fonte: Adorocinema)

Comentários:
Fui ao cinema regada a nostalgia e curiosidade, afinal Jurassic World trouxe de volta toda a magia e emoção que Jurassic Park plantou nas pessoas há anos, mesmo não me  agradando em todos os aspectos ele ainda conseguiu me deixar tensa e me prender ao ponto de dar pulos na cadeira do cinema. 


Como continuação dos filmes anteriores não temos muita explicação da transição de um enredo para o outro, aqui nessa nova trama o parque já está em pleno funcionamentos há algum tempo (e ele me lembrou muito a Disney) e na busca incessante por novas atrações  os organizadores do parque recorrem às alterações genéticas para criar novos tipos, e é nesse ponto que tudo foge (mais uma vez) do controle. 


Jurassic World trouxe vários elementos já trabalhados anteriormente, qual o limite do homem enquanto criador, a reflexão de que os dinossauros além de atrações de diversão são seres vivos, o quanto o humano pode ser pequeno se comparado a essa grandeza e a relação de irmãos de uma dupla de personagens. Apesar de todos esses pontos já terem sido abordados nos filmes anteriores eles não se mostraram tão cansativos, dando um novo toque a cena. 

Agora também temos dois personagens que são trabalhados enquanto a ação se desenvolve, a chefe de operações do parque Claire Dearing, mulher totalmente ligada a carreira e aos seus sistemas de organização, voltada ao aspecto do parque enquanto negócio e não como organismo vivo, que durante os acontecimentos irá rever seus conceitos; em total contraponto a ela temos Owen Grady, treinador que vive na ilha e consegue ver além da atração turística, ele vê os animais.  Não gostei muito de como a personagem de Claire foi trabalhada, mas o envolvimento dos dois me convenceu. O elemento humano que assume o papel de vilão busca usar o treinamento de dinossauros como armas (aqui vou dizer que apenas pelo fato de ele ser interpretado pelo Vincent D'Onofrio já me deixou feliz). 


Agora falando do parque em si, os efeitos estão perfeitos, as cenas com os dinossauros possuem aquela grandeza que durante as cenas oscila entre a graça e a violência. O novo dinossauro (que é uma fêmea) está muito bem montado e fica bem claro o motivo de ele ser uma ameaça tão grande. As cenas de ação estão bem empolgantes, com  muitos humanos sendo devorados e brigas de dinossauros, do jeito que essa franquia pede. 

Outro ponto que vale a pena ser comentado é que o filme traz muitas e engraçadas referências aos filmes passados, ele trabalha em uma cronologia que essa nova história ocorre 22 anos depois dos acontecimentos do primeiro parque, e o roteiro assume bem ser uma continuação inserindo cenas e referências que para aqueles que acompanharam os filmes antigos se tornaram pérolas durante essa nova filmagem.


Vou dizer que analisando o filme como um todo ele não me agradou tanto, queria um roteiro mais elaborado e uns personagens diferentes, mas como filme da saga Jurassic Park ele cumpre bem o seu papel em nos fazer imaginar como seria se pudéssemos recriar esses seres mitológicos e as muitas maneiras de que isso pode dar errado, apesar de trazer vários pontos que já foram tratados antes. 



Filmes da série: 
Jurassic Park 1
Jurassic Park 2
Jurassic Park 3 
Jurassic World



Título original: Jurassic World
Duração: 124 min.
Direção: Colin Trevorrow
Roteiro: Rick Jaffa, Amanda Silver, Derek Connolly e Colin Trevorrow
Elenco: Chris Pratt, Bryce Dallas Howard, Ty Simpkins, Nick Robinson, B.D. Wong, Irrfan Khan, Vincent D'Onofrio, Jake Johnson, etc
Distribuidora: Universal
Ano: 2015
Avaliação: 3,5/5









0 comentários:

Postar um comentário