23 de agosto de 2015

[Livro] Sangue Mágico – Ilona Andrews



Sinopse:
Se não fosse pela magia, Atlanta seria uma boa cidade para viver. No momento em que a magia domina, os carros param e as armas falham. 
Quando a tecnologia assume, os feitiços de proteção já não protegem sua casa dos monstros. Aqui, os arranha-céus são derrubados pelo ataque da magia; homens-lobo e homens-hiena rondam as ruas arruinadas; e os Mestres dos Mortos, necromantes impulsionados pela fome de poder, comandam vampiros com suas mentes.
Neste mundo, vive Kate Daniels. Kate gosta um um pouco demais de usar a sua espada e tem dificuldade de ficar calada. A magia em seu sangue a torna um alvo, e ela passa a maior parte da vida se escondendo no meio da multidão. 
Mas quando o guardião de Kate é assassinado, ela deve optar entre não fazer nada e manter-se segura… ou perseguir o assassino sobrenatural. Esconder-se é fácil, mas a escolha certa nunca o é... (Fonte: Skoob) 

Comentários:
Fazia um bom tempo que eu não lia uma história de fantasia, acabei fazendo uma pausa nesse estilo e senti uma falta, por isso fiquei interessada no livro Sangue Mágico, fantasia urbana da editora Saída de Emergência. Apesar de a mitologia não trazer grandes diferenciais o livro me divertiu bastante e me prendeu na história guiada por Kate, nossa protagonista nesse mundo de caos, mas principalmente de magia. 


O foco do livro está em Kate, uma pessoa misteriosa, que vive em um mundo em que a magia aparece em tempos, e dependendo de sua intensidade pode fazer com que tudo o que é tecnológico pare de funcionar, sem contar que a grande quantidade de magia alterou o ambiente, mudando prédios, estruturas e apresentando novas raças e com isso uma nova hierarquia de poder. 

Nesse mundo distópico podemos encontrar vários seres diferentes que convivem (ou pelo menos tentam conviver) uns com os outros, temos magos, necromantes que controlam vampiros, metamorfos de várias espécies de animais, entre outros. E esse meio é um caldeirão em ponto de ebulição (já que a pacifidade entre essas criaturas é mantida por fios finos) temos Kate, uma mercenária de grande poder mágico, mas cuja sua raça definida é um mistério, enquanto ela tenta se manter a margem de tudo um grande acontecimento a traz para o centro das atenções: a morte de seu guardião. 

Ao tentar descobrir quem poderia ter matado um ser de tanto poder Kate irá apresentar ao leitor um pouco mais sobre como funciona esse mundo que vive ocilando entre magia e tecnologia, e todos os seres que vivem nele. 

Agora comentando um pouco mais sobre a estrutura, por ser uma história introdutória achei que o livro é um pouco fino (256 páginas), o que na verdade deixou a narrativa bem objetiva e rápida. O foco narrativo é em primeira pessoa com tudo sendo contado pelo ponto de vista da Kate que possui uma visão calculista e sarcástica da vida, o que a leva a ter falas e momentos muito bons. As cenas de ação são bem dosadas e dão um ritmo rápido à leitura. O ponto negativo desse estilo de narrativa é que a explicação de como esse mundo funciona se dá de maneira um pouco “atropelada” às vezes, deixando alguns pontos confusos, principalmente sobre as hierarquias de poder, mas conforme a leitura avança podemos entender melhor como as peças se encaixam. 

Os personagens são outro ponto forte, apesar de o foco estar principalmente em Kate, uma heroína de fibra, sarcástica, forte e engraçada, geralmente ter uma narrativa em primeira pessoa me irrita, mas não foi o caso, as tiradas de Kate deixam o livro mais leve. O outro grande foco está nos metamorfos, e eu gostei muito de como esse grupo funciona, principalmente seu líder. 

Tendo em conta que Ilona Andrews é um pseudônimo de um casal que escreve essa história empolgante juntos digo que essa união ficou muito boa, já que o livro é visto como um todo, não sendo possível distinguir alguma diferença durante a narrativa. 

Depois de um bom tempo longe dos seres fantásticos, ter essa retomada com Sangue Mágico me deixou muito feliz, um livro com uma estrutura de mundo própria, de narrativa leve, rápida e desenvolvida, que ainda traz bons personagens. Agora é esperar os próximos livros. 

Série Kate Daniels: 

1. Questionable Client (prequel da série)
2. Sangue Mágico
3. Magic Burns
4. Magic Strikes
5. Magic Mourns (livro sobre Raphael e Andrea)
6. Magic Bleeds
7. Magic Dreams (livro sobre Jim e Dali)
8. Magic Slays
9. Gunmetal Magic (And Magic Gifts) – Andrea’s Book – Kate Daniels World         #1
10. Magic Rises
11. Magic Breaks
12. Magic Steals (Segundo livro sobre Jim e Dali)
13. Magic Shifts 
14. Magic 9 – (ainda sem título)





Título Original: Magic bites
Autor: Ilona Andrews
Editora: Saída de Emergência
Ano: 2015
Número de páginas: 256
Avaliação: 4/5 

6 comentários:

  1. Uau, Dani...
    Eu estava achando bem interessante a história, mas quando vi o número de volumes, desanimei.
    Já estou lendo muitas séries intermináveis e não dá para colocar mais uma na fila!! Senão vou ficar maluca!!! rs...
    Beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camis, realmente é uma série bem longa, mas parece ser bem rápida. Como não estou acompanhando tantas séries essa já entrou pra lista rs :) Bjss

      Excluir
  2. Oie Dani!
    Eu amei esse livro. Já li até o 9. Saí feito loucacompando os ebooks na Amazon.
    No site oficial tem o POV do Curran e é gratuito.
    Imagine só as melhores cenas sob o ponto de vista dele kkkkk
    Além da heroína badass tem o Curran q amei.
    Bjksss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ro, também amei o livro e vou dar uma olhada no site pra ver o POV do Curran, fiquei curiosa :) Bjsss

      Excluir
  3. Oi Dani, estava bem interessada no enredo, e fiquei assim na sua resenha, mas saber de todos estes volumes fiquei bem desanimada :(
    Bjs, rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ro, olha a quantidade de livros da série dá uma desanimada mesmo, mas se eles forem como o primeiro são bem rápidos de ler :) Bjsss

      Excluir