28 de janeiro de 2016

[Por onde andei] Galeria do Rock Walking Tour - Roteiro Cultural

Foto: Facebook Galeria do Rock Walking Tour

Vocês podem se perguntar “Mas fazer um passeio turístico na cidade em que nasceu e mora há 27 anos?” e agora eu respondo: Sim, sim, sim. 

No último dia 23 de janeiro participei de um programa diferente, um roteiro cultural pelo centro de São Paulo que explorou várias formas de arte, como o grafite, arte de rua e arquitetura. Porém o tour foi além disso, levantando questões sobre o nosso papel na cidade e o olhar com que a vemos, e para mim foi um grande momento de reflexão. 

O roteiro passou por ruas e pontos icônicos do centro, como o centro cultural dos Correios, o Mosteiro São Bento, o viaduto Santa Efigênia e algumas ruas do centro como a Quitanda e a XV de Novembro com enfoque em alguns de seus prédios mais conhecidos. O tour se encerrou na Galeria do Rock com uma grande lição sobre sua história e importância para o centro de São Paulo assim como para a cultura que até hoje reside naquele local. 


Uma das propostas desse passeio foi tentar ter um novo olhar para esses pontos que estão presentes em nosso dia a dia, e no meu caso foi uma experiência renovadora, poder olhar para a cidade que tanto amo com olhos de turista e ver a beleza camuflada nas reclamações diárias, foi entender em vários elementos uma expressão da população, e aprender a respeitar (mesmo sem concordar, afinal isso vai além dos meus gostos ou opiniões) em como a arte é a representação de um povo, uma voz que precisa ser ouvida. 

Se pudesse colocar em poucas palavras tudo o que senti quando fiz esse tour foi o de conseguir ver a beleza através do cinza, do caos, do medo e dos problemas. Explicando um pouco para quem possa não conhecer, o centro de São Paulo é um marco histórico da cidade, mas que também é um reduto de receio, reclamações e descaso. Porém andando pelas suas ruas e ouvindo sobre seus ícones consegui focar meu olhar além do cotidiano, e finalmente enxergar a beleza guardada nesse espaço. 


Outro ponto que é inevitável pensar após passar por isso é se conscientizar sobre seu papel em relação a cidade, no que você pode fazer por ela, não tocando no ponto de o que o governo pode fazer, mas nós enquanto moradores, visitantes ou apreciadores podemos fazer por São Paulo para torná-la mais humana, e só o fato de ter um novo ponto de vista sobre ela já é um bom começo. 

No fim posso dizer que foi uma experiência que me modificou, e com certeza quero ter outros momentos como esse, pois sim, sou paulistana e amo São Paulo, mas ver minha cidade com olhos  de turista me fez perceber que não a aproveito em sua totalidade e que ela ainda tem muito para me oferecer e eu muito a fazer por ela. 


O tour foi realizado por Galeria do Rock Walking Tour, uma parceria entre Instituto Cultural Galeria do Rock e I Love São Paulo para trazer uma experiência que irá explorar vários aspectos do centro. Ainda serão realizados mais dois Roteiros, um histórico e um por galerias do centro, para mais informações acesse a página do projeto aqui

Para conhecer o I Love São Paulo acesse aqui

Para conhecer o Instituto Cultural Galeria do Rock acesse aqui

Minhas fotos do tour estão na página do blog, para poder vê-las acesse aqui 

6 comentários:

  1. morrendo de amor por esse tour e já ansiosa pelos próximos! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem fala, amei esse tour e já pronta pros próximos <3

      Excluir
  2. Oi, Dani.
    Esse passeio parece mesmo interessante, mas acho que eu nunca faria...
    Sempre trabalhei no centro da cidade e aproveitei muito o meu tempo livre para passear e curtir os pontos "turísticos". Mas esse negócio de arte para mim não serve! Eu gosto das cores da cidade e detesto o caos criado por essas ditas obras de arte populares!! kkkkkk
    Beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camis, eu também trabalhei no centro por um tempo, mas não parava para ver alguns lugares que faziam parte o meu cotidiano. Acho que na verdade essas artes fazem parte de uma cidade tão movimentada como a nossa rs. Bjsss

      Excluir
  3. Dani, estou acompanhamdo suas peripécias kkkkk
    Eu vou direto na Galeria do Rock 💜 mas esse tour nunca fiz.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ro, que legal que está acompanhando minhas andanças :) Também frequentava a galeria mas esse passeio abriu meus olhos. Bjss

      Excluir