12 de fevereiro de 2016

[Maratona Oscar 2016] Brooklin


Sinopse: 
A jovem irlandesa Ellis Lacey (Saoirse Ronan) se muda de sua terra natal e vai morar em Brooklin para tentar realizar seus sonhos. No ínicio de sua jornada nos Estados Unidos, ela sente falta de sua casa, mas ela vai tentando se ajustar aos poucos até que conhece e se apaixona por Tony (Emory Cohen), um bombeiro italiano. Logo, ela se encontra dividida entre dois países, entre o amor e o dever. (Fonte: AdoroCinema)

Comentários:
Estava buscando um diferencial na lista de indicados ao Oscar 2016 e acho que minha busca terminou em Brooklin, não por ser um dos melhores filmes que já vi, mas por ser um romance descomplicado e simples que chegou até essa lista de indicados.

O filme relata a história de Ellis, uma jovem Irlandesa que na década de 50 está buscando uma nova vida. Ela parte para a tão sonhada e promissora América e acaba morando no Brooklin, onde também há uma grande quantidade de imigrantes irlandeses. Com isso ela começa a tentar seguir a vida, longe de tudo e todos que lhe são familiares, lutando contra a saudade. Até que conhece Tony, um descendente de italiano com que acaba se envolvendo. Porém um acontecimento a força a voltar a sua terra e o maior dilema começa, tentar descobrir afinal onde é seu lar.


Esse filme funcionou para mim como um suspiro nessa maratona, é um romance fluído e envolvente, porém não há grandes altos e baixos no roteiro, ele é bem amarrado mas plano em sua grande parte.

Não conheço os atores porém gostei muito de seus trabalhos, Saoirse Ronan conseguiu dar uma boa intensidade a sua personagem e é possível ver a evolução e o crescimento de Ellis, o quanto ela amadurece durante o filme. E Emory Cohen me conquistou no papel de Tony com toda a simplicidade do personagem.


O filme é um bom retrato da situação tão conhecida da garota que quebra os laços com suas raízes para descobrir o mundo, porém é muito bem feito e ambientado, não creio que vá levar a estatueta, nem que seja uma obra considerada inesquecível, mas como componente dos indicados representa um suspiro doce entre os dramas.


Título original: Brooklyn
Duração: 113 min.
Direção: John Crowley
Roteiro: Nick Hornby
Elenco: Saoirse Ronan, Emory Cohen, Domhnall Gleeson etc.
Distribuidora: Paris Filmes
Ano: 2016
Avaliação: 4/5

2 comentários:

  1. Oi, Dani.
    Ainda não tinha ouvido falar desse filme, mas fiquei muito interessada em assistir depois dessa sua crítica! Parece o tipo de filme despretensioso que eu gosto!!
    Vou anotar a dica!
    Beijos
    Camis - Leitora Compulsiva
    www.leitoracompulsiva.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camis, realmente ele não foi muito divulgado apesar de ter sido indicado, mas quando estiver procurando um filme para um momento mais tranquilo pode assistir Brooklin :) Bjss

      Excluir