25 de fevereiro de 2016

[Maratona Oscar 2016] Shaun, o carneiro


Sinopse: 
Shaun é um carneiro que, um belo dia, resolve tirar um dia de folga com os outros animais, para sair da rotina da fazenda. Só que, acidentalmente, ele acaba mandando o carinhoso fazendeiro para a cidade grande, onde o homem perde a memória. Os animais, então, comandados por Shaun, vão aprontar altas confusões no caos urbano para trazer o dono de volta para casa. (Fonte: Adorocinema)

Comentários:
Shaun, o carneiro é uma das animações que estão concorrendo aos Oscar esse ano, a história é muito bonitinha e a técnica de stop motion por si já merece seu crédito, mas não encontrei no desenho muito além disso.

Nesse longa conhecemos a história de Shaun, um carneiro que vive em uma fazendo, todos os dias ele segue uma rotina rígida controlada pelo fazendeiro e por seu cachorro, com isso Shaun começa a querer algo diferente, afinal todos merecem férias, inclusive um carneiro. Ele arquiteta um plano com seus companheiros para terem um dia de folga, mas isso acabará por afastar o fazendeiro de sua fazenda e instala o caos. Nesse momento eles decidem trazer seus velhos amigos de volta (afinal o cachorro sempre fiel ao seguir seu dono também se afastou da fazenda) e passarão por vários problemas para conseguir.




longa vai trazer esse enredo de base e trabalhar valores já conhecidos, como a amizade, a bondade e que nem sempre sabemos o que realmente nos faz feliz, o desenvolvimento da animação também não traz tantas inovações, temos a jornada dos carneiros na busca pelo fazendeiro e a retomada de valores, mas que ainda encantam tantas crianças.

O diferencial da animação está em duas características, a primeira é que não há falas, de nenhum personagem, e a segunda é a sua técnica de stop motion.

O filme não ter falas aproximou os humanos dos animais, quando geralmente esse recurso é usado de maneira contrária, dando falas a ambos os personagens. E com isso a expressão dos personagens teve que ser muito valorizada.



Uma animação infantil e com uma história não muito inovadora, mas que tem sua graça. 






Título original: Shaun the Sheep Movie
Duração: 85 min.
Direção: Richard Starzak, Mark Burton
Distribuidora: Universal
Ano: 2015
Avaliação: 3/5

0 comentários:

Postar um comentário