1 de março de 2016

[Livro] E se for você? – Rebecca Donovan


Sinopse:
Cal Logan e Nicole Bentley eram melhores amigos quando crianças, mas tudo mudou no ensino médio, depois que ela se enturmou com o pessoal mais popular da escola e passou a ignorá-lo. Eles se formaram e Cal foi estudar em Crenshaw, perto de Nova York, enquanto Nicole entrou em Harvard, realizando o grande sonho de seu pai. 
Quando Cal vai passar as férias de verão em sua cidade natal, fica surpreso em saber que ninguém mais teve notícias dela desde que se mudaram, há mais de um ano.
Assim que as aulas na universidade recomeçam, ele cruza no campus com uma garota que é idêntica a Nicole, mas que se chama Nyelle Preston e tem uma personalidade completamente diferente: Nicole era tímida e insegura, enquanto Nyelle é impulsiva, ousada e só quer aproveitar a vida.
Enquanto tenta desvendar os segredos de Nyelle – afinal, ela é ou não Nicole? – Cal viverá com ela momentos inesquecíveis e apaixonantes, que aos poucos farão com que ele perceba que a identidade daquela garota misteriosa é o que menos importa.
Com uma narrativa envolvente e poética, Rebecca Donovan cria personagens cativantes que despertam diversos questionamentos e emoções: e se pudéssemos mudar de rumo? E, se nos permitíssemos apenas aproveitar o momento? E, se o amor for algo bem mais simples do que imaginamos? (Fonte: Skoob) 

Comentários:
Recebi o livro E se for você em uma parceria com o selo Globo Alt e foi bom perceber que nessa onda dos New Adults ainda é possível ler uma história diferente que traz um drama que não tinha imaginado. 

O livro vai mostrar a história de um grupo de amigos: durante a infância eles eram bem próximos, porém quando uma das garotas se mudou o grupo acabou se distanciando e seguindo por caminhos diferentes, até que na faculdade Cal encontra Nyelle, muito parecida com sua antiga amiga Nicole e isso gera grandes dúvidas, seria ela a mesma pessoa? Estaria fingindo que não o conhece?Não lembra de seu passado. E cabe a ele ter que lidar com essa situação estranha, reencontrar uma antiga amiga que está totalmente diferente e entender porque tudo isso aconteceu. 

Já pela premissa do livro percebemos o seu diferencial, afinal em nenhuma das outras leituras desse tipo encontrei um roteiro parecido, e você se envolve em tentar descobrir o motivo de todas as mudanças na personalidade Nicole e o que levou a ruptura da amizade de infância. 

A narrativa também tem uma característica própria, ela não é linear, enquanto acompanhamos o andamento do tempo real da história a narrativa é feita por Cal, mas durante os flashbacks podemos conhecer a voz de outros personagens, como Nicole e Richelle, outra integrante do grupo de amigos. 

Eu mantive algumas teorias sobre a solução do enigma e acabei acertando, mas a forma com que a autora amarrou tudo é o melhor elemento. 

A leitura de E se for você? foi fluída e rápida, um romance para aquelas tardes de leitura.



Título Original: What if
Autor: Rebecca Donovan
Editora: Globo Alt
Ano: 2016
Número de páginas: 416
Avaliação: 4/5

4 comentários:

  1. Oi Dani, não vejo a hora de ler este livro. Por conta de uma trilogia da autora publicada pela Pandorga virei fã dela, então tenho boas expectativas em relação a esta leitura.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ro, acho que você vai gostar desse livro, a escrita da autora é bem fluída, depois vou querer ler esses outros livros :) Bjss

      Excluir
  2. Oi, Dani.
    O livro está aqui na minha fila de próximas leituras e estou curiosa!
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camis, quando lê vou esperar sua resenha para ver o que achou rs. Bjssss

      Excluir