6 de julho de 2016

[Clube do Livro] Beleza Perdida - Amy Harmon



O que posso dizer além de que esse é um livro lindo? Ok, sempre posso dizer mais, afinal adoro falar rs – ou no caso do blog escrever – e tenho algumas coisas para dizer, mas a essência a se manter em mente é essa: Que livro lindo. 

A narrativa acontece em uma cidade pequena e está voltada principalmente em três personagens: Ambrose, Fern e Bailey. 

Fern é a personagem feminina principal, nunca foi muito notada pelos meninos, passou a infância e a adolescência ao lado do seu primo Bailey. Não era tão ligada nas coisas normais de uma adolescente, mas algumas coisas eram muito importantes na sua vida: seus romances eróticos, os textos que escrevia, cuidar de Bailey e sua paixão platônica por Ambrose. 

Bailey, primo de Fern, nasceu com uma doença que iria mudar sua vida. Ele foi diagnosticado com distrofia muscular e sabia desde pequeno que ele não seria como as demais crianças, seus músculos iriam atrofiar conforme os anos passassem, então enquanto os outros cresciam e corriam ele se via a cada ano mais impossibilitado, mas isso não o limitou, ele é cheio de vida, com uma determinação ferrenha, um amor pela luta (esporte em que o pai era treinador), uma admiração por Hércules e uma visão muito consciente da vida, que o fez amadurecer. 

Ambrose era o ídolo da cidade, bonito e inteligente ele era um destaque na luta, era o melhor, imbatível em campeonatos e a esperança da cidade, porém guardava alguns problemas em seu íntimo, como a dificuldade em lidar com a pressão e a expectativa dos outros e de descobrir seu caminho. Após os acontecimentos do 11 de setembro ele decide se alistar para o exército onde sua vida será totalmente mudada. 

A história vai se desenvolver focada nesses três personagens, construindo a interação entre eles desde o colégio, a adolescência e o início da vida adulta, após a guerra que mudou para sempre a vida de Ambrose. 

Eu poderia me aprofundar mais contando sobre a história, mas, apesar de não ser um livro grande, a autora consegue amarrar muito bem passando por vários momentos da vida dos personagens e dando base para todos os acontecimentos do livro, o modo com que ela constrói a narrativa é muito bom, consegue ligar todas as pontas e tratar com atenção até os personagens secundários. O desenrolar se dá naturalmente, não senti em nenhum momento um trecho mais apressado ou forçado. Ela mostra que não é preciso uma série ou sequência para contar uma boa história. 

Os personagens são o melhor ponto desse livro: Ambrose, o herói atormentado, que após passar por uma tragédia precisa se reencontrar. Fern que é doce, mas determinada. Ingênua, mas engraçada. É uma menina encantadora, não uma “mocinha” mas realista com a vida. E por fim o personagem que mais me encantou: Bailey, o que teria mais de mil motivos para ser amargo, mas que encara a vida de peito aberto, tendo noção das suas limitações, mas não se barrando por causa delas. 

O livro é regado a momentos engraçados e emocionantes e várias formas de demonstração de amor.  Recomendo. 

Sinopse: Ambrose Young é lindo — alto e musculoso, com cabelos que chegam aos ombros e olhos penetrantes. O tipo de beleza que poderia figurar na capa de um romance, e Fern Taylor saberia, pois devora esse tipo de livro desde os treze anos. Mas, por ele ser tão bonito, Fern nunca imaginou que poderia ter Ambrose… até tudo na vida dele mudar.
Beleza perdida é a história de uma cidadezinha onde cinco jovens vão para a guerra e apenas um retorna. É uma história sobre perdas — perda coletiva, perda individual, perda da beleza, perda de vidas, perda de identidade, mas também ganhos incalculáveis. É um conto sobre o amor inabalável de uma garota por um guerreiro ferido.
Este é um livro profundo e emocionante sobre a amizade que supera a tristeza, sobre o heroísmo que desafia as definições comuns, além de uma releitura moderna de A Bela e a Fera, que nos faz descobrir que há tanto beleza quanto ferocidade em todos nós.
Título Original: Making Faces
Autor: Amy Harmon
Editora: Verus
Ano: 2015
Número de páginas: 332
Avaliação: 5/5 

6 comentários:

  1. Gente, esse livro! Fiquei tão triste por não ter conseguido ir no Clube do Livro falar sobre o quanto amei essa leitura!
    Certeza que vou reler ele em algum momento da vida. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jehhh, fiquei triste que você não pode ir também :( mas com certeza é um livro que vai ficar guardado no coração. Bjsss

      Excluir
  2. Oi, Dani.
    Estou com esse livro aqui na minha estante e estou doida para ler!
    Só preciso arrumar uma brecha para encaixá-lo na minha lista de leituras!
    Beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camis, olha assim que tiver um tempinho leia sim, esse livro vale a pena. Bjsss

      Excluir
  3. Oi Dani! Que livro!!!! Fiquei apaixonada por ele, um dos melhores do ano com certeza! Bailey roubou a cena e também meu coração. Que linda reflexão ele passou aos leitores. Aliás, todos os personagens são bons, o que enriquece ainda mais a trama.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ro, nem fala, realmente um livro que não promete muito mas entrega tanto. Bom, com mensagens lindas e personagens totalmente marcantes. Bjssss

      Excluir