Livro: O poder da espada
Titulo Original: The Blade Itself
Autor: Joe Abercrombie
Editora: Arqueiro
Ano: 2013
Avaliação: 4/5
Sinopse:Sand dan Glokta é um carrasco implacável a serviço da Inquisição de Sua Majestade. Nas mãos dele, os supostos traidores da Coroa admitem crimes, apontam comparsas e assinam confissões - sejam eles culpados ou não. Por ironia, Glokta é um ex-prisioneiro de guerra que passou dois anos sob tortura.Mas isso nunca teria acontecido se dependesse de Logen Nove Dedos. Ele jamais deixaria um inimigo viver tanto tempo. Só que isso foi antes. Agora ele está decidido a mudar. Não quer ser lembrado apenas por seus feitos cruéis e pelos muitos inimigos que se alegrarão com sua morte.Já a felicidade do jovem e mulherengo Jezal dan Luthar seria alcançar fama e glória vencendo o Campeonato de esgrima, para depois ser recompensado com um alto cargo no governo que lhe permitisse jamais ter um dia de trabalho pesado na vida. Mas há uma guerra iminente e ele pode ser convocado a qualquer momento. Luthar sabe que, nos campos do Norte gelado, o embate segue regras muito menos civilizadas que as do esporte.
Comentários:
Assumo que esse livro me chamou a atenção principalmente por um elemento, a frase de indicação de George R.R. Martin no verso do livro, logo depois disso já queria ler loucamente o início dessa trilogia indicada pelo autor de “A guerra dos tronos”.
Uma história de lutas, batalhas, política, ideias, e o que não poderia faltar, como um toque especial, magia e elementos sobrenaturais.
O livro se passa em uma terra dividida por impérios e guerras aonde as histórias de alguns homens irão se encontrar e se entrelaçar guiadas pelos objetivos de um mago misterioso.
Logo no início somos apresentados a Logan Nove Dedos, ou como era conhecido, o Nove Sangrento, um nórdico que está lutando há muito tempo e em busca de mudar seu passado e de um novo rumo para a sua vida. Com isso, ele segue Bayaz para um destino que não conhece.
Sand dan Glokta é um inquisidor da coroa, um carrasco a serviço da dura Inquisição e que não reluta em usar todos os meios possíveis para conseguir as confissões de seus interrogados. Porém ele também é marcado por seu passado, antes de se tornar um inquisidor era um soldado com um futuro promissor, mas que foi capturado e passou por dois anos de tortura. Agora ele pratica com os outros o que tanto alterou a sua vida.
Jezal dan Luthar é um nobre que possui uma vida relativamente fácil, trabalha no exército e está se preparando para o grande evento de sua vida, um campeonato de esgrima que irá definir o campeão do rei.
Esses personagens e tantos outros terão suas vidas ligadas por Bayaz, o Primeiro dos Magos, um homem misterioso que possui um grande objetivo que mantêm em segredo, mas que irá mudar o destino de todos.
Os personagens são bem construídos pelo autor, ele são complexos e todos possuem características bem irrigadas e trabalhadas, o passado e presente de cada um são explorados, porém ainda mantendo um mistério em relação a alguns outros.
Gostei muito da narrativa usada por Joe Abercrombie, ele intercala capítulos com as histórias de todos os personagens e faz com que o leitor além de ter uma boa perspectiva sobre cada um deles também consiga saber o que está acontecendo em todo o território em que se passa a narrativa com vários pontos de vista.
O ambiente explorado é cheio de tensão, cheio de guerras e batalhas e jogadas políticas. Há um império central chamado de União, porém ele está ameaçado tanto internamente (com um reinado fraco e grandes artimanhas políticas em sua parte administrativa, o Conselho Fechado) e externamente, sendo ameaçado em suas fronteiras tanto pelos nórdicos ao norte quanto pela outra civilização ao sul. Abercrombie faz descrições muito boas das cenas de batalha é possível sentir as laminas batendo e sangue se espalhando.
Realmente gostei muito desse início da trilogia, o cenário e as situações foram bem apresentadas, estou ansiosa com o restante da série.
Série A Primeira Lei:
1 – O poder da espada
2 – Antes da forca (previsão: janeiro de 2014)
3 – O duelo dos reis (sem previsão)
0 comentários:
Postar um comentário