31 de maio de 2012

O menino do pijama listrado - John Boyne


Livro: O menino do pijama listrado
Autor: John Boyne
Editora: Cia. das Letras
Ano: 2007

Sinopse:
Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os Judeus. Também não faz ideia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. "O Menino do Pijama Listrado" é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.


Comentários:
O menino do pijama listrado é um livro emocionante, lindo e com uma mensagem passada de forma tão sutil que o livro me ganhou.

Sei que é difícil ter tantos adjetivos positivos sobre um livro que trata de um período obscuro de nossa história, o holocausto, mas tenho que dizer que foi o segundo livro sobre esse tema que me encantou por sua singularidade.

O foco da história é Bruno, uma criança de nove anos que vive uma vida normal em Berlim, possui seus amigos, briga com sua irmã que é um “Caso Perdido”, até que um dia vê Maria, a empregada da família, arrumando as suas coisas e descobre que agora tudo vai mudar. Depois do jantar em que seu pai recebeu o “Fúria” nada na sua vida será como era antes e ele, na sua perspectiva de um garoto, tentará entender todas as mudanças que irão acontecer. Não conto mais da história, pois uma das melhores partes do livro é ir acompanhando os fatos da perspectiva de Bruno, aos poucos e no ritmo que o autor quis dar para o livro.

Tenho vários motivos para este livro estar agora nos meus preferidos: primeiro a história é narrada pelo próprio Bruno, que é na verdade o que torna a história tão única, pois traz a perspectiva de um evento tão complexo e tão pesado com a simplicidade e a inocência de uma criança, pois Bruno não sabe ao certo o que está acontecendo a sua volta. Mesmo a narrativa sendo de uma perspectiva infantil e sem falas ou descrições profundas é possível perceber a complexidade dos personagens que envolvem a história pelo que o menino fala ou pelo o que ele acaba por não entender; e a história é muito bem construída pelo autor apesar de ser uma leitura rápida. O livro é simples, sincero e emocionante e está na lista dos que recomendo - e agora estou em busca de outros títulos deste autor.  

6 comentários:

  1. Oiii, adorei a resenha, adoro O menino de pijama listrado! Desejo ler O menino no convés, rs tb parece ótimo!

    www.falandodelivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah esse livro agora é um dos meus favoritos rs e também quero muito ler O garoto no convés, já esta na minha lista rs. Bjsss

      Excluir
  2. Vi o filme e chorei de soluçar, imagine o livro.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah eu quero muito ver o filme, só vi o trailer e já achei lindo. Bjsss

      Excluir
  3. acabei de ver o filme e tô chorando, Danizoca.
    :(

    ResponderExcluir