5 de janeiro de 2013

Listas Aleatórias: 7 motivos para ler "As Vantagens de Ser Invisível", Stephen Chbosky



1- O Romance Infanto-Juvenil "As vantagens de ser invisível", do autor Stephen Chbosky, possui uma narrativa emocionante, que retrata a adolescência fugindo anos-luz dos clichês relacionados ao gênero e abordando tudo com uma sensibilidade enorme. Uma das frases mais marcantes, a meu ver, sintetiza um dos sentimentos de se ser adolescente: "Eu me sinto infinito". E Charlie, o protagonista, percebe esses momentos de "infinitude" de modo fantástico.

2- A linguagem utilizada no romance é quase infantil no começo, mas evolui conforme o personagem vai amadurecendo a sua percepção do mundo e conforme vai aprofundando o seu relacionamento com a literatura.

3- As referências literárias no romance são ótimas e algumas delas ajudam a compreender muito do que o Charlie está vivendo no momento.

4- A "trilha sonora" do livro também é fantástica. Por se passar no início da década de 90, ainda é muito comum no romance a prática de se gravar fitas K7 e fazer seleções musicais (para si e para trocar com amigos). As músicas mencionadas por Charlie retratam muito do seu universo interior e são ótimas de verdade, sempre estou ouvindo-as.

5- São raros os livros que lemos e em que conseguimos gostar de todos (ou praticamente todos) os personagens principais. Neste livro acaba-se criando uma afeição enorme não só pelo Charlie, mas por todos os personagens em algum momento da narrativa, principalmente os melhores amigos dele: Sam e Patrick.

6- O romance é composto por cartas que Charlie escreve para um amigo, que não sabemos quem é. A ideia de que, talvez, o Charlie esteja escrevendo para nós, leitores, tem algo de especial e reconfortante. Porque realmente dá a impressão de que ele dialoga com você e tenta te dizer, a cada carta, que embora existam momentos ruins e de angústia, as coisas podem melhorar.

7- A adaptação do filme captou bem todas as nuances e a delicadeza em se tratar temas tão marcantes, principalmente pelo roteiro e direção terem ficado a cargo do autor do livro, que soube como ninguém destacar os pontos certos.

PS: As "Listas do Charlie" podem ser encontradas no Wikipedia.

1 comentários:

  1. Ahhh apenas pelos comentários do face você já tinha me convencido, agora com a lista estou mais que convencida, estou determinada a ler esse livro, sem contar que fui ver as listas do Charlie e amei rs. Bjssss

    ResponderExcluir