19 de janeiro de 2013

Listas Aleatórias: 7 motivos para ver Fringe



Durante anos, Fringe tem sido uma das minhas séries favoritas. Uma das primeiras que comecei a acompanhar com vontade e nunca sequer cogitei a possibilidade de abandonar. 

Esta semana saiu o seu series finale e, pelo o que me disseram, o final está digno da série. Não sei, estou postando aqui antes de ver e ficar emocionalmente abalada e incapaz de escrever alguma coisa com coerência. Por sugestão da Dani, o Listas Aleatórias é dedicado a uma das melhores séries sci-fi dos últimos anos.

7 motivos para ver Fringe:


1- Fringe é uma série que não subestima o seu público. Não te dá as coisas de bandeja e consegue procurar indagações e reflexões extremamente interessantes. De derreter o cérebro. Em todos os seus episódios.

2- Os personagens são excelentes e muito bem construídos. São raras as séries em que gostamos de todos os personagens principais, mas Fringe consegue este feito: é impossível desgostar de um ou outro personagem. Todos são fundamentais e todos acabam despertando um apego na gente, de um modo ou de outro.

3- A série é recheada de easter eggs e referências de todos os tipos - de Lost à Star Trek -, e a graça toda é tentar pescar uma coisa ou outra durante os episódios.

4- As atuações são impressionantes. Já perdi a conta de quantas vezes me emocionei (e chorei baldes) com determinadas cenas por causa do modo como os intérpretes conseguem demonstrar tantas emoções somente com um olhar ou um gesto. E o destaque especial é John Noble, que interpreta o cientista Walter Bishop, sempre oscilando entre genial e insano.

5- Fringe é uma série que surpreende e se reinventa. Quando comecei a ver, não imaginava até que ponto chegaria. Cada nova temporada levava a trama para um ponto totalmente inesperado, sempre expandindo o seu universo (o trocadilho é intencional!).

6- A série é muito bem produzida. Seja nos efeitos especiais (de cérebros derretendo a cabeças explodindo), seja nas locações e no próprio modo técnico em conseguir transmitir toda a estranheza de algumas situações, servindo como um instrumento narrativo.

7- Acima de tudo, Fringe é uma série que lida com o que é ser humano. Desde o modo como os personagens lidam com as próprias confusões e problemas, alterando a estrutura do universo por causa de amor, até o ponto de abordar o eterno conflito entre o racional e o emocional. Mesmo se despirmos Fringe de todo o seu lado de ficção científica, o que sobra é a estória de um pai que faz de tudo para salvar o filho que ama e tentar tornar o mundo (e o universo) melhores no futuro. E isso é lindo!


Agora vão ver a série e nem quero saber de desculpas, afinal a série vai estar completinha e sem a angústia de se esperar por novos episódios e novas temporadas. Vão vão vão!

2 comentários:

  1. Ahhhh por sua influência comecei a ver Fringe e me apaixonei, concordo totalmente com essa lista e reforço. Vão assistir rs \o/

    ResponderExcluir
  2. Não estou estou recebendo as atualizações do seu blog =/. Inclusive nem sabia que vc estava colunistas aqui ahahahahha. Adorei a coluna, é claro.

    Beijocas

    ResponderExcluir