3 de janeiro de 2013

Queda de Gigantes – Ken Follett


Livro: Queda de Gigantes 
Titulo Original: Fall of Giants
Autor: Ken Follett
Editora: Sextante
Ano: 2010
Avaliação: 5/5

Sinopse:
Queda de gigantes é o novo épico de Ken Follett. O primeiro romance desta trilogia segue o destino de cinco famílias durante a Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa. Aos 13 anos de idade, Billy Williams entra em um mundo de homens nos poços de mineração da Gália. Gus Dewar, um estudante de direito norte-americano sem sorte no amor, encontra uma carreira nova e surpreendente. Dois irmãos órfãos russos, Grigori e Lev Peshkov, embarcam em caminhos radicalmente diferentes separados por metade do mundo quando seus planos de emigrar para os Estados Unidos falham por causa da guerra e da revolução. Estes e muitos outros personagens têm suas vidas intimamente entrelaçadas em uma saga que se desdobra em drama intrigante e complexo. Queda de gigantes vai de Washington à São Petersburgo, da sujeira e do perigo de uma mina de carvão aos candelabros brilhantes de um palácio, dos corredores do poder para os quartos dos poderosos. Como sempre acontece com Ken Follett, o contexto histórico pesquisado é brilhante e a ação processada em movimentos rápidos. Os personagens são ricos em nuances e emoção. Está nascendo um novo clássico.

Comentários:
Tinha visto vários comentários sobre os livros do Ken Follett, mas nada me preparou para o que encontrei ao ler Queda de Gigantes, simplesmente amei o livro e toda a trama que ele apresenta. 
Quando peguei o livro para ler a primeira sensação era que as 908 páginas de história iriam me consumir muito tempo (para explicar: sim eu leio livros grandes, mas como não gosto de me apressar em minhas leituras eles geralmente demandam mais dedicação) porém a leitura fluiu de um jeito tão bom que mal percebi e já estava na metade. 
Sendo um romance histórico o livro vai abordar os anos de 1911 até 1923 abrangendo assim vários aspectos da história como a Primeira Guerra Mundial, a Revolução Russa, a ascensão do Partido Trabalhista, a luta pelo direito da mulher entre tantas outras coisas e para poder abordar melhor os pontos de vista que participaram desses eventos Follett vai trabalhar com cinco núcleos diferentes (que durante a história acabam se ligando): um inglês, um galês, um russo, um americano e um alemão e com isso ele pôde abordar todos os lados que participaram desses acontecimentos. 
Não vou falar muito sobre a história abordada pelo autor por já serem fatos conhecidos, ele irá trazer as relações e vidas dos núcleos antes, durante e depois da guerra e como tudo aconteceu. A narrativa de Follett é fluída não perdendo o ritmo, pois quando um dos núcleos fica um pouco maçante ele logo passa para o outro trazendo novos pontos de vista e acontecimentos e uma das coisas que me encantaram nesse livro foi que ao trazer personagens para narrar acontecimentos históricos verídicos o autor conseguiu humanizar grandes marcos da sociedade (por exemplo, ao se tratar de Primeira Guerra geralmente pensamos em potências que guerrearam e o livro vai trazer as pessoas que guerrearam: os soldados, os aristocratas, os governantes, a parte humana por trás da História). 
Outra observação que preciso fazer é sobre a construção dos personagens, e nesse caso o livro merece todos os parabéns, pois a história possui muitos personagens (muitos mesmo, cada núcleo tem no mínimo 3 personagens e conforme a narrativa vai evoluindo outros são apresentados ao leitor) e o autor constrói todos eles de um jeito primoroso, não há uma falha de caracterização e os personagens vão evoluindo durante a trama de modo humano e encantador, com superações, falhas, arrependimentos além do aprofundamento da relação entre eles que ocorre a cada capítulo. Uma surpresa muito agradável ao ler foi ver a introdução na narrativa de personagens históricos reais que foram tão bem embasados que é possível se sentir mais próximo daqueles nomes que conhecíamos apenas nas aulas como Winston Churchill, Lênin e Trótski.
Um livro que recomendo muito para todos aqueles que gostam de um bom romance, de histórias bem construídas e personagens envolventes, mas recomendo mais ainda para aqueles que são fãs de romances históricos bem embasados, de entender um pouco mais do passado da civilização e que gostam de ver os fatos que permeiam nossos anos anteriores de um jeito mais humano. Não apenas um livro de entretenimento, mas um livro de reflexão sobre nossas guerras, revolução, relações políticas e ideais.
Ps: Não sei porque, acho que tive um momento de cegueira seletiva, e não vi que esse livro é o primeiro de uma trilogia (o que está visivelmente informado na capa), e achei que isso fosse acabar me desanimando porém foi justamente o contrário agora quero muito ler os próximos volumes - Até porquê o autor deixou ganchos muito bons para o próximo). 

Trilogia O Século: 

1 – Queda de Gigantes.
2 – O Inverno do Mundo.
3 – Ainda sem título definido. 

2 comentários:

  1. yay, mais uma série para eu ler!
    tua resenha só fez me deixar mais ansiosa, mal posso esperar para travar conhecimento com Ken Follett! ;D

    ResponderExcluir
  2. Ahh Jeh essa série vale muito a leitura, e vamos para o mundo de Follett rs \o/

    ResponderExcluir