30 de março de 2013

Listas Aleatórias: 10 filmes sobre músicos

Yeah, baby, o Listas Aleatórias dessa semana é regado a "Sexo, drogas e rock'n'roll". Apesar de nem todos os filmes serem sobre músicos rockeiros, é inegável que eles tinham o estilo de vida de um. 

1- The Doors (1991) - Começar uma lista do tipo sem mencionar o filme "The Doors", dirigido por Oliver Stone, é um pecado. A caracterização é impecável, e fico boba em ver o quanto Val Kilmer incorporou o vocalista da banda, Jim Morrison.





2- Velvet Goldmine (1998) - O filme é inspirado em David Bowie, principalmente durante a fase Ziggy Stardust, mesmo que com outro nome - mas dá pra sacar as referências fácil fácil, inclusive com a presença Curt Wilde (a.k.a. Iggy Pop). Puro glam na vida!





3- The Rose (1979) - Filme inspirado na vida de Janis Joplin mas, por veto da família da cantora, acabou sendo sobre uma cantora ficcional. Mas as referências estão claras, de qualquer modo. Filme lindo de verdade!




4-  Ray (2004) - Filme inspirado na vida do cantor Ray Charles, narrando fatos de sua infância desde o início de sua cegueira até o sucesso alcançado. 




5- Piaf: Um hino ao Amor (2007) - Filme sobre a vida da icônica cantora francesa desde a sua infância. E como não pode deixar de ser, é extremamente dramático. Tenha lenços por perto.



6- Cazuza: O Tempo não para (2004) - Filme que conta o início da carreira de Cazuza, ídolo brasileiro, compositor e intérprete de canções marcantes. O filme é lindo, mas o final dele... simplesmente tocante.




7- Gonzaga: De pai para filho (2012) - Às vezes parece que talento é genético, e Gonzaga e Gonzaguinha são prova disso. O filme é focado no relacionamento entre pai e filho.




8- Rockstar (2001) - Chris "Izzy" Cole fazia covers em uma banda tributo de Steel Dragon, banda de heavy-metal. Quando o vocalista da Steel Dragon saiu da banda, chamam Izzy para ocupar o seu lugar. A história parece ficcional, mas é inspirada no que aconteceu com a banda Judas Priest, quando Robie Halford, o vocalista da banda, saiu.



9- The Runaways (2010) - Inspirada na carreira da banda, que merece mérito por ser inteiramente composta por garotas, numa época em que o rock era de domínio masculino. Tenho lá minhas ressalvas com a Dakota Fanning como a vocalista Cherie Curry, mas o filme merece ser visto.




10- O garoto de Liverpool (2009) - O filme aborda a juventude de John Lennon até o início da formação dos Beatles, mostrando principalmente o relacionamento com a tia e a com a mãe, e o início da amizade com Paul McCartney.



1 comentários:

  1. "Ray" é um filme incrível, muito pelo atuação impecável de Jamie Foxx. Mas de todos dessa lista eu simplesmente amo "O garoto de Liverpoll"!!! Já assisti várias vezes e nunca me canso daquele menino rebelde e meigo que vai se conhecendo enquanto descobre o rock'n'roll, é muito legal!
    Bjos!

    ResponderExcluir