2 de novembro de 2013

[Livro] A culpa é das estrelas – John Green


Livro: A culpa é das estrelas
Titulo Original: The fault in our stars
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Ano: 2012
Avaliação: 5/5
Sinopse:
A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas. (Fonte: Skoob)


Comentários:
Este mês o tema para o desafio literário do mês de outubro (sim, eu sei, mas uma resenha atrasada, shame on me) é sobre histórias de superação, eu tinha programado a leitura de outro livro (O Garoto do Convés, de John Boyne), mas lembrei de um outro livro que tinha ouvido criticas positivas e estava querendo muito ler, então a leitura desse mês é de A Culpa é das Estrelas de John Green
Um livro doce, suave, emocionante e triste.
Tenho uma certa tendência e livros com uma história triste, mas sou chata para gostar da leitura, não basta ter um evento e muitas lágrimas, não basta ser simplesmente um drama, a tristeza tem que dar um toque suave a história (quase como cores frias em um quadro), um complemento, ela tem que estar presente mas não ser o personagem ou cenário principal e John Green entendeu bem o que gosto de ler. 
Nunca tinha lido nada de Green, mas não fui imune aos inúmeros comentários positivos sobre sua obra e foi com essa expectativa que iniciei a leitura de “A Culpa é das Estrelas”. 
Quando li a sinopse já imaginava uma história com uma forte carga emocional, afinal era sobre a relação de adolescentes com câncer, mas o autor construiu a história tão bem que o drama, os momentos de dor são na medida certa, fazem parte integrante da história, e molda os personagens. 
O livro é narrado por Hazel, personagem principal que vive sobre a sombra e o peso de um câncer terminal, mas como não sabe exatamente quando irá morrer tenta seguir sua vida e acaba por conhecer Gus, garoto lindo que está em período de remissão de um câncer e Isaac, adolescente que possui um câncer ocular, e a história trará o relacionamento de Hazel com eles e com sua própria condição. 
A narrativa de Green possui um peso e uma suavidade ao mesmo tempo, os personagens tratam da morte e da doença com o máximo de naturalidade possível, não há um pedantismo, todos estão conscientes de sua situação e apesar de serem adolescentes os diálogos são bem elaborados e profundos. 
Os personagens são bem trabalhados, evoluem conforme a leitura flui e carregados de sentimentos e emoções. 
Uma leitura que realmente recomendo e quero muito ler outros livros do autor. 


4 comentários:

  1. Oie :)

    Eu gostei de ACEDE mas não achei isso tudo, quem sabe um dia eu releia e mude a opinião !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ah sim Gabriel, mas também tem que levar em conta que cada livro toca as pessoas de um jeito diferente, isso é normal, vi muitos comentários tbm que ACEDE não foi um grande livro e entendo, mas ele mexeu comigo de um modo diferente :)

    ResponderExcluir
  3. Eu amei este livro, lembro de ter chorado em algumas partes. Uma estória que nos ensina que por mais problemas que possamos ter, tendo saúde estamos ótimos!
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Ah sim Rose, fiquei bem emocionada com esse livro e me fez parar para pensar no quanto reclamamos de coisas pequenas. Saúde sempre é importante :) Bjsss

    ResponderExcluir