5 de fevereiro de 2016

[Maratona Oscar 2016] O menino e o mundo



Sinopse: 
Um garoto mora com o pai e a mãe, em uma pequena casa no campo. Diante da falta de trabalho, no entanto, o pai abandona o lar e parte para a cidade grande. Triste e desnorteado, o menino faz as malas, pega o trem e vai descobrir o novo mundo em que seu pai mora. Para a sua surpresa, a criança encontra uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas. (Fonte: AdoroCinema)

Comentários:
Acho que a primeira coisa que posso dizer sobre O menino e o mundo é que é uma animação linda e que fiquei encantada. 

Essa era uma das animações que eu não sabia o que esperar, e nos seus momentos iniciais, com desenhos parecidos feitos com lápis de cor e muito coloridos é um choque inicial, mas como tudo foi muito lindo depois, vale a pena assistir. 


O desenho conta a história de um menino que mora em uma zona rural feliz com sua vida até que seu pai um dia vai embora para a cidade e ele decide ir atrás. 

No trajeto desse menino o acompanhamos na busca por seu pai desde uma plantação de algodão até as grandes cidades e com isso também percebemos todo o processo de industrialização e como isso afeta a todos, os trabalhadores, as pessoas à volta e o próprio lugar em que se está. 

Duas características marcantes dessa animação, a primeira é que ela não possui nenhuma fala, e na verdade elas não são necessárias, tudo está na imagem e nos símbolos, e a animação é repleta deles, símbolos para várias situações, como o trem que levou o pai do menino, como a ave que é gerada da música, na verdade eles são parte de uma grande carga do filme. 


Outra característica é que devido ao seu traço o filme tem quadros lindos, dá vontade de pausar e tirar várias fotos das cenas, esteticamente o filme é lindo, os traços inocentes quase feitos a lápis geram cenas inesquecíveis.  

E o ponto que realmente me surpreendeu no fim foi o roteiro, mesmo sem falas o filme é todo amarrado, possuí ritmo e um final que está a altura de todo o resto. 


Até agora O menino e o mundo está no ranking como uma das minhas animações preferidas (ao lado de Divertida Mente), mas ainda faltam mais duas da lista para ver, mas recomendo esse filme para todos.



Título original: O menino e o mundo
Duração: 85 min.
Direção: Alê Abreu
Roteiro: Alê Abreu
Distribuidora: Espaço Filmes
Ano: 2014
Avaliação: 3/5

3 comentários:

  1. Oi, Dani.
    E essa animação parece ser bem interessante!!
    Será que é a favorita?!
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva
    www.leitoracompulsiva.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camis, ela é muito linda mesmo. Não sei se é a preferida do Oscar, mas acho que está competindo muito bem com as demais. Bjsss

      Excluir
  2. Oi Dani, esta é aquela animação nacional né? Achei muito fofa e estou torcendo por ela.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir