20 de fevereiro de 2013

Um estudo em vermelho – Sir Arthur Conan Doyle


Livro: Um estudo em vermelho
Titulo Original: A study in scarlet
Autor: Sir Arthur Conan Doyle
Editora: FTD
Ano: 1991 (ano da edição)
Avaliação: 4/5
Sinopse:O cadáver de um homem, nenhuma razão para o crime. É a primeira investigação de Sherlock Holmes, que fareja o assassino como um “cão de caça”. Lamentava-se de que “não há mais crimes nem criminosos nos nossos dias”, quando, nesse instante, recebe uma carta a pedir a sua ajuda — o cadáver de um homem foi encontrado numa casa desabitada, mas não há qualquer indício de roubo ou da natureza da morte. Sherlock Holmes não resiste ao apelo, mas sabe que o mérito irá sempre para a Polícia.



Comentários:  
Após ver diversas adaptações de um personagem que eu supunha conhecer, decidi ir direto à fonte e saber quem realmente era Sherlock Holmes. 
Personagem criado por Sir Arthur Conan Doyle, em 1887, e suas aventuras se iniciam no livro “Um estudo em vermelho”. 
O livro não vai falar muito sobre a vida de Sherlock, sua história, justamente por ser narrado por Watson (e por esse motivo a vida de Watson “pré-Sherlock” é melhor abordada) a história começa a partir do momento em que eles se conhecem. Watson, um ex-médico do exército, que após ser ferido na guerra é dispensado acaba encontrando Holmes, um ser misterioso que apesar de não se conhecer nada sobre ele parece saber tudo sobre os outros. Holmes está procurando alguém com quem dividir um apartamento (e é ai que surge o famoso endereço na 221B da Baker Street) e com isso a vida deles se liga. 
Conforme a narrativa segue descobre-se que Sherlock é um “detetive-consultor” (como ele próprio se nomeia) que usando de sua incrível habilidade de dedução e raciocínio analítico, ajuda àqueles que não conseguem desvendar algum mistério. E é justamente sobre um crime que aparenta ser sem solução que se baseia a história. 
Não vou comentar muito sobre o crime, pois um dos elementos da narrativa é ir juntando todas as informações que forem surgindo. 
O livro é dividido em duas partes: a primeira é narrada por Watson e possui uma cadência leve e rápida. Não possui as extensas linhas de raciocínio características da narrativa em primeira pessoa, os diálogos são parte integrantes do texto e é dessa forma que pode-se conhecer os pontos de vista dos outros personagens. Já na segunda parte há uma mudança de narrador e aqui senti uma quebra de fluxo, há mais linhas de raciocínio e o ritmo é mais lento. Porém as partes do livro se completam dando sentido a história. 
Após a leitura minha concepção sobre Sherlock Holmes mudou um pouco, esperava mais cenas de ação (como vi em alguns filmes), mas a agilidade do texto se dá toda pela linha do raciocínio e não por cenas de luta, porém como este livro ainda é o primeiro da série que irá contar a história desse personagem vou esperar pelos próximos livros que tratam do famoso detetive. 

“...Eu não teria vindo se não fosse por você. E teria perdido o mais interessante estudo com que já me deparei: um ‘Estudo em vermelho’, hein? Por que não usarmos um pouco a linguagem artística? O fio vermelho do crime entremeia-se à meada descolorida da vida. Nossa missão é desenrolá-lo, isolá-lo, expondo-o em toda sua extensão.” p. 55 

2 comentários:

  1. pra mim esse livro já vale super a pena por causa da primeira cena Watson x Holmes. *_______________*

    ResponderExcluir
  2. Ah a primeira cena deles é muito boa, é muito perfeita rs (ps: e ficou divina na série rs)

    ResponderExcluir