26 de junho de 2014

[Livro] Os Três – Sarah Lotz



Livro: Os Três
Titulo Original: The Three
Autor: Sarah Lotz
Editora: Arqueiro
Ano: 2014
Avaliação: 4/5
Sinopse:Quinta-Feira Negra. O dia que nunca será esquecido. O dia em que quatro aviões caem, quase no mesmo instante, em quatro pontos diferentes do mundo. Há apenas quatro sobreviventes. Três são crianças. Elas emergem dos destroços aparentemente ilesas, mas sofreram uma transformação. A quarta pessoa é Pamela May Donald, que só vive tempo suficiente para deixar um alerta em seu celular: Eles estão aqui. O menino. O menino, vigiem o menino, vigiem as pessoas mortas, ah, meu Deus, elas são tantas... Estão vindo me pegar agora. Vamos todos embora logo. Todos nós. Pastor Len, avise a eles que o menino, não é para ele... Essa mensagem irá mudar completamente o mundo. (Fonte: Skoob)

Comentários:
Meu interesse inicial em Os Três se deu pela sinopse, o plot me chamou a atenção, acidentes, teorias da conspiração, um mistério, algo que possa ter ligação com a mudança da história do mundo; tudo isso já me deixou bem curiosa. Outro ponto que fortaleceu minha vontade de conhecer mais esse livro foi a narrativa diferencial de Sarah Lotz, que eu poderia dizer que usou da metalinguagem para contar sua história. 
Logo no início o leitor é apresentado há um grande mistério envolvendo acidentes, quatro aviões caem em pontos diferentes do mundo no mesmo dia, tendo em três dessas quedas apenas um sobrevivente, uma criança de cada avião escapa sem grandes ferimentos, porém em um desses acidentes uma americana deixou uma mensagem antes de morrer para que as pessoas tomem cuidado com a criança e, a partir deste momento, os rumos das vidas desses sobreviventes poderão tomar proporções enormes. 
O enredo por si só já é intrigante, mas o maior atrativo e a melhor surpresa de Os Três é sua narrativa. Sarah Lotz irá guiar sua escrita criando um livro dentro do livro (calma eu explico) Os Três é uma narrativa sobre um livro jornalístico (ficcional, só para deixar claro) que irá narrar a história das três crianças, e todos que os rodeiam. Usando dessa artimanha não há um narrador próprio, mas sim uma repórter que irá unir as informações, Elspeth, e vários depoimentos, reunindo assim muitos pontos de vista diferentes. Outra grande vantagem dessa escolha narrativa é a suspensão do mistério, nenhuma informação é liberada por completo, o leitor vai se deparando com fragmentos de informações que formam um todo ao ler os depoimentos, e outro ponto de elogio é que mesmo tratando de muitos pontos de vista e situações diferentes a autora conseguiu amarrar todas as pontas. 
Agora um aspecto que pode ser passível de crítica foi um pequeno problema inicial na leitura, ao tratar de muitos personagens, com suas histórias se cruzando, e sendo que alguns são usados poucas vezes com um grande espaço entre seus depoimentos é fácil se perder em “quem está falando” mas conforme as páginas passam é possível se acostumar com o estilo e descobrir o personagem que está narrando. 
Outra questão é que não há um grande aprofundamento dos personagens, os conhecemos logo após o acidente e a história se dá a partir deste ponto, não há muita coisa de seus hábitos ou vidas antes da “Quinta-Feira Negra”, mas uma característica que amei é que como são eles que narram, ou em alguns momentos um falando sobre o outro (sem nenhuma interferência de um narrador esterno) é tudo muito subjetivo, dando espaço ao leitor de tirar suas próprias conclusões. 
O final não foi muito bem o que eu esperava, mas em momento nenhum ele é ruim, ele entra na proposta criada pela autora desde o início da história, se tornando coerente com todo o conjunto da obra, mas eu estava esperando outro rumo. 
Como um todo eu gostei muito do livro, principalmente por seu estilo inovador de narrativa. 


3 comentários:

  1. Foi mais ou menos o que eu senti. Muito legal a forma como ela criou o enredo, mas no final ficou faltando algo.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. É , o final foi um pouco o meu problema, mas eu adorei o livro como um todo

    ResponderExcluir