16 de junho de 2015

[Livro] Mar da tranquilidade – Katja Millay


Sinopse:Nastya Kashnikov foi privada daquilo que mais amava e perdeu sua voz e a própria identidade. Agora, dois anos e meio depois, ela se muda para outra cidade, determinada a manter seu passado em segredo e a não deixar ninguém se aproximar. Mas seus planos vão por água abaixo quando encontra um garoto que parece tão antissocial quanto ela. É como se Josh Bennett tivesse um campo de força ao seu redor. Ninguém se aproxima dele, e isso faz com que Nastya fique intrigada, inexplicavelmente atraída por ele.A história de Josh não é segredo para ninguém. Todas as pessoas que ele amou foram arrancadas prematuramente de sua vida. Agora, aos 17 anos, não restou ninguém. Quando o seu nome é sinônimo de morte, é natural que todos o deixem em paz. Todos menos seu melhor amigo e Nastya, que aos poucos vai se introduzindo em todos os aspectos de sua vida.À medida que a inegável atração entre os dois fica mais forte, Josh começa a questionar se algum dia descobrirá os segredos que Nastya esconde – ou se é isso mesmo que ele quer.Eleito um dos melhores livros de 2013 pelo School Library Journal, Mar da Tranquilidade é uma história rica e intensa, construída de forma magistral. Seus personagens parecem saltar do papel e, assim como na vida, ninguém é o que aparenta à primeira vista. Um livro bonito e poético sobre companheirismo, amizade e o milagre das segundas chances. (Fonte: Skoob) 

Comentários:
Cheguei a esse livro através de uma indicação, uma amiga tinha comentado que foi um dos melhores romances que leu e, contrariando tudo o que costumo fazer, com quase nenhuma informação além dessa, pedi esse livro de parceria da Editora Arqueiro e não me arrependi, não foi o melhor romance da minha vida, mas com certeza foi uma leitura prazerosa e uma história que vale a pena ser conhecida.


Uma das vertentes dos romances young adult ou new adult que mais gosto é quando há um drama envolvido, uma questão problema que alterou e marcou a vida dos personagens, e a partir desse ponto eles terão que lidar com essa situação; foi justamente isso o que encontrei em Mar da Tranquilidade, dois adolescentes confrontando e tentando lidar com acontecimentos de suas vidas que os modificaram e marcaram e nessa busca por entender a vida também tentam entender um ao outro e a si mesmo. 

Este romance é focado em Nastya e Josh, enquanto ela acaba de chegar a um colégio novo, rodeada de mistérios e problemas, com roupas curtas e chamativas que na verdade desviam o olhar dos outros do que ela realmente quer esconder, alem de ter problemas com comunicação. Ele tem uma sina, todos a sua volta morreram. 

“Até que morrer não é tão ruim assim depois que já aconteceu uma vez. E eu já morri. Não tenho mais medo da morte. Tenho medo de todo o resto.” p. 7

O livro traz o ponto de vista dos dois personagens e isso é um diferencial da história, pois por mais que tenha um foco maior na história de Nastya, o ponto de vista de Josh é tão importante quanto, é o contraponto, pois por mais perdido que ambos estejam eles acabam se apoiando um ao outro, mesmo que isso não seja a melhor alternativa. 

O ritmo da escrita de Katja é bem fluído, intercalando situações atuais com lembranças dos personagens, construindo e explicando aos poucos cada elemento da sua narrativa, ela amarra todos os pontos que vai soltando durante a leitura. Seus personagens possuem características bem marcantes e crescem durante a história. Um ponto positivo é que a autora não esquece a idade de seus personagens, apesar de todas as tragédias eles ainda são adolescentes, o que quer dizer que eles são maduros, mas ainda sim possuem inseguranças e dúvidas.

“Não fiz um voto de silêncio. Não fiquei muda subitamente. Apenas não encontrava as palavras. E ainda não encontro. Nunca as encontrei.” p. 198

Gostei de vários aspectos tratados durante a leitura, sendo um deles a busca pela identidade, pois alguns acontecimentos podem mudar o que achamos de nós, os sonhos e perspectivas e durante a vida temos que nos reconstruir muitas vezes, formando uma colcha de retalhos que acaba sendo nossa história. Outro ponto que me marcou foi que ela mostra que estar bem geralmente é uma escolha, que tanto a raiva quanto a superação são escolhas e em vários momentos depende apenas de se querer estar bem ou não para definir os rumos que se vai tomar.



Título Original: The Sea of Tranquility
Autor: Katja Millay
Editora: Editora Arqueiro
Ano: 2014
Número de páginas: 367
Avaliação: 4/5 

2 comentários:

  1. Oi Dani, gostei muito deste livro e concordo quando diz que estar bem é uma questão de escolha, muito bem retratada no livro.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, esse livro foi uma lição nessa questão sobre escolher estar bem. Bjss

      Excluir