26 de janeiro de 2016

[Livro] As espiãs do Dia D – Ken Follett


Sinopse:
Segunda Guerra Mundial. Na fúria expansionista do Terceiro Reich, a França é tomada pelas tropas de Hitler. Os alemães ignoram quando e onde, mas estão cientes de que as forças aliadas planejam libertar a Europa. Para a oficial inglesa Felicity Clairet, nunca houve tanto em jogo. Ela sabe que a capacidade de Hitler repelir um ataque depende de suas linhas de comunicação. Assim, a dias da invasão pelos Aliados, não há meta mais importante que inutilizar a maior central telefônica da Europa, alojada num palácio na cidade de Sainte-Cécile. Porém, além de altamente vigiado, esse ponto estratégico é à prova de bombardeios. Quando Felicity e o marido, um dos líderes da Resistência francesa, tentam um ataque direto, Michel é baleado e seu grupo, dizimado.
Abalada pelas baixas sofridas e com sua credibilidade posta em questão por seus superiores, a oficial recebe uma última chance. Ela tem nove dias para formar uma equipe de mulheres e entrar no palácio sob o disfarce de faxineiras. Arriscando a vida para salvar milhões de pessoas, a equipe Jackdaws tentará explodir a fortaleza e aniquilar qualquer chance de comunicação alemã – mesmo sabendo que o inimigo pode estar à sua espera. As espiãs do Dia D é um thriller de ritmo cinematográfico inspirado na vida real. Lançado originalmente como Jackdaws, traz os personagens marcantes e a narrativa detalhada de Ken Follett.  (Fonte: Skoob) 

Comentários:
Estava com saudade de ler uma história de Follett, e ler As espiãs do dia D matou essa vontade e ainda aumentou a admiração que tenho por esse autor. 

Apesar de ter comentado que estava com saudade da escrita de Follett, assumo que economizei esse livro para poder aproveitá-lo com calma, pois ele trata de dois temas que gosto muito: histórias de guerra e mulheres fortes. 

Em As espiãs do dia D iremos conhecer a história da participação de Felicity Clairet, uma oficial da Executiva de Operações Especiais britânica que trabalhava junto com a Resistência Francesa para sabotar os alemães que invadiram a França e ajudar os Aliados na invasão. 

Por outro ponto de vista também conheceremos a história de Dieter Franck, um major que trabalhava para Alemanha como especialista em interrogatórios e como ele se posiciona e age nesse lado da guerra. 

Temos nesse livro a típica narrativa de Follett que irá intercalar os pontos de vista entre Felicity e Dieter e nesse caso deu um toque todo diferente ao livro, pois temos a ideia fixa de que os alemães são os únicos errados e maus de todos os acontecimentos, mas com esse estilo de narrativa Follett vai colocar a história em perspectiva e fazer o leitor pensar, pois na verdade ambos os personagens estão em uma guerra fazendo algo que não concordam mas que são obrigados a fazer por sobrevivência, na verdade o que quero dizer é, sim a Alemanha estava errada, mas quantas perdas são necessárias para que o outro lado ainda seja considerado certo? 

A história da narrativa terá uma sequência temporal curta, menos de um mês no decorrer dos fatos, mas isso não prejudica em nada o livro, pois foram os instantes finais antes do Dia D e muita coisa acontecia em um ritmo frenético e quanto mais perto da data tão conhecida, mas a narrativa fica tensa e rápida, e isso trabalha muito bem com a história. 

Como forma de conseguir sabotar uma central telefônica Felicity monta uma equipe de mulheres para tentar realizar a missão e esse é outro diferencial do livro, pois nas guerras geralmente o trabalho das mulheres é desmerecido ou esquecido e aqui ele vai mostrar o como elas foram importantes e fortes. 

O único ponto que tenho como ressalva é que acho que deveria “ter mais livro”, calma que eu explico: Já li alguns livros do Follett e percebi que as narrativas longas dele são as melhor trabalhadas. As espiãs do Dia D não é um livro ruim ou incompleto em momento nenhum, como disse antes o tempo da narrativa apesar de curto cabe bem a obra, mas sinto que se ele tivesse escrito um pouco mais poderia ter desenvolvido melhor os personagens apresentados, trabalhando outras minúcias ou trazendo mais a frente da lente algum personagem secundário interessante, mas como disse antes isso não prejudica a obra. 

Adorei o livro, ele me prendeu e me apresentou uma das personagens que mais gostei, além de ser um bom livro para conhecer o Follett se não quiser se aventurar de início pelos calhamaços.




Título Original: Jackdaws
Autor: Ken Follett
Editora: Arqueiro
Ano: 2015
Número de páginas: 448
Avaliação: 4/5 

6 comentários:

  1. Oi, Dani.
    Tenho muita vontade de ler os livros desse autor, mas a falta de tempo não me permite. É uma pena!!!
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camis, olha leia sim, Follett já mora na minha lista de favoritos rs. Bjsss

      Excluir
  2. Con un peso de 74 gramos sin una correa, el U50 viene en varias iteraciones diferentes basadas en tres expresiones de modelo (delineadas anteriormente).replicas relojes Primero, el U50 de acero pulido con cuentas que tiene un bisel de acero a juego con el endurecimiento Tegiment y el endurecimiento Tegiment opcional para la caja (entonces llamado U50-T). En segundo lugar,replicas de relojes el U50 SDR, que tiene un bisel endurecido Tegiment pero con un revestimiento negro (también se puede optar con una caja de acero endurecido Tegiment completo, por lo tanto, el U50-T SDR). Finalmente, el U50S de gama alta, que tiene un tratamiento PVD endurecido Tegiment completamente negro para la carcasa y el bisel.replicas iwc Todos los modelos están disponibles en una pulsera de acero combinada o en su elección de varias correas de goma (rojo, blanco o negro).

    ResponderExcluir
  3. When I set the Swiss made replica watches, it’s set to the exact second. What’s the point of having such a precise timepiece if cheap replica watches uk you’re not going to allow it to function for you as designed and engineered? That’s just personal preference, though.

    I like that the 9001 movement is automatic. I wouldn’t like having to reset all the functions because the power reserve wound down.

    ResponderExcluir
  4. Il retro è sigillato con un logo Seamaster orologi replica italia in acciaio lucido come simbolo della superba esperienza degli artigiani nella creazione di un orologio così meraviglioso. Naturalmente, il bracciale è dotato di una chiusura a gancio in acciaio inossidabile lucido e di replica orologi italia un cinturino in pelle nera goffrata a caldo con cuciture a filo rosso perché gli artigiani vogliono anche che il tuo prezioso orologio sia attaccato in modo protettivo al tuo replica orologi polso mantenendo il comfort che ha portato.

    ResponderExcluir
  5. The two models – the Panerai replica watches Luminor Chrono Flyback Ceramica and the Luminor Chrono Flyback Verde Militare – are lightweight, versatile and stylish, hinting at Panerai’s history as a partner watch manufacturer of the Italian military.

    ResponderExcluir